A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) realiza, neste sábado, 27, dois mutirões com o objetivo de agilizar o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Um dos mutirões será para realização de ressonância magnética no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), e o outro contemplará exames de otorrinolaringologia em clínica credenciada pela Sesau (Rua Laura Pinheiro Maia, 519 – Dr. Sílvio Botelho, em frente à praça Germano Sampaio).
Mutirão de Ressonância
A ação é direcionada a pacientes do Sul do Estado que aguardam na fila única do SUS e faz parte da estratégia da Sesau para acelerar o acesso a exames de alta complexidade. Nesta primeira etapa serão atendidos 34 pacientes no período entre 7h30 e 19h. A previsão é de que até 104 exames sejam realizados nas fases seguintes.
“A intenção é manter essa iniciativa de forma contínua aos finais de semana para, em um futuro próximo, normalizar a fila de exames. Isso dará mais segurança ao paciente do interior, que já virá com o exame agendado, evitando o risco de perder a viagem”, afirmou o secretário adjunto da Saúde, Éder Ribeiro.
O transporte dos usuários até Boa Vista está sendo organizado para garantir que todos realizem o exame com segurança e retornem às suas localidades no mesmo dia.
O diretor do Departamento de Políticas de Apoio ao Diagnóstico por Imagem, Tarsis Vasconcelos, ressalta que a iniciativa oferece mais precisão e segurança no atendimento, disponibilizando à população equipamentos de ponta para exames radiológicos.
“A ressonância magnética é o exame que proporciona maior definição e contraste. Contamos com um equipamento de última geração e diversas ferramentas que permitem, entre todos os exames por imagem, o diagnóstico mais preciso”, disse ele.
Mutirão de Otorrino
O mutirão de otorrinolaringologia será realizado na Clínica Otorr, com atendimento a 50 pacientes previamente agendados na fila do SUS. As consultas ocorrerão das 8h às 12h.
“Vamos reduzir a nossa fila de pacientes, que vinha acumulando demanda há cerca de dois anos, para dar maior celeridade e ajudar quem está esperando há muito tempo. Quem entra na fila agora também sentirá a diferença, pois as consultas serão agendadas com mais rapidez”, afirmou a diretora da Policlínica Coronel Mota, Mayara Bianca Carneiro.