Sexta-feira chegou com novidades quentes direto do universo dos games! O Checkpoint de hoje traz uma conversa que promete repercutir: os desenvolvedores de Hollow Knight: Silksong abriram o jogo sobre a dificuldade do indie.
Mas não fica só nisso — ao longo do dia outras notícias importantes do mundo dos games também movimentaram. Fique ligado, porque tem lançamento, atualização e até polêmica, tudo reunido aqui no seu Checkpoint diário de games!
Por que Silksong é tão difícil? Desenvolvedores revelam o motivo
O lançamento de Hollow Knight: Silksong reacendeu um dos grandes debates da comunidade gamer: a dificuldade. Desde o lançamento, jogadores vêm comparando a sequência com o título original e até criando mods para tornar a experiência mais acessível.
Agora, a própria Team Cherry explicou por que o novo jogo “subiu o patamar” — e a justificativa está diretamente ligada à protagonista. “A Hornet é inerentemente mais rápida e habilidosa que o Cavaleiro, então até mesmo o inimigo básico tinha que ser mais complicado, mais inteligente”, afirmou Ari Gibson.
A declaração foi feita durante a abertura da exposição Game Worlds no Museu Nacional de Cultura de Tela da Austrália (ACMI). O colega de estúdio William Pellen acrescentou que até os inimigos mais comuns de Silksong foram projetados com movimentos inspirados na chefe Hornet original, incluindo investidas, saltos e até a habilidade de bloquear e se esquivar.
“A Hornet é inerentemente mais rápida e habilidosa que o Cavaleiro”
De acordo com os criadores, a solução foi “elevar todos os outros ao mesmo nível dela”. Isso ajuda a explicar por que os confrontos parecem mais intensos e também está relacionado com a liberdade de exploração oferecida pelo jogo.
“Silksong tem alguns momentos de grande dificuldade”, admitiu Gibson, “mas parte de permitir um nível maior de liberdade no mundo significa que você tem escolhas o tempo todo sobre para onde ir e o que fazer”.
Ele reforçou que, em vez de ficarem travados em um único chefe, os jogadores podem contornar obstáculos, aprender novas estratégias ou seguir rotas alternativas. Ainda assim, a Team Cherry reconheceu que o nível de desafio ficou um pouco além do desejado. O primeiro patch pós-lançamento já ajustou o começo da jornada para torná-lo mais acessível, e um segundo update está em desenvolvimento.
Fortnite receberá novas opções de monetização
A Epic Games anunciou que os criadores de ilhas em Fortnite em breve terão novas formas de monetização dentro do jogo, aproximando a experiência com Roblox. A partir de dezembro, será possível vender itens diretamente das ilhas, incluindo consumíveis, como power-ups, e itens duráveis, como armas e cosméticos, que ficam restritos ao espaço daquela criação.
Até o fim de 2026, os desenvolvedores independentes ficarão com 100% do valor em V-Bucks dessas vendas (aproximadamente 74% do valor real gasto, após taxas de lojas e plataformas), mas a participação cairá para 50% a partir de 2027. Além disso, os criadores também poderão investir para que suas ilhas apareçam em uma nova Sponsored Row, seção de destaque no menu Descobrir.
Dragon Ball Sparking Zero ganha novos lutadores de Daima
Dragon Ball Sparking Zero receberá em 25 de setembro o Daima Character Pack 2, trazendo seis novos personagens para o game. Após o lançamento do primeiro pacote da Daima e da chegada de Shallot como DLC em junho, os fãs agora poderão curtir mais batalhas intensas com figuras icônicas da franquia.
O trailer mais recente mostra Majin Duu e Gomah enfrentando-se antes de Goku e Vegeta entrarem na briga, permitindo que Goku alcance o SSJ4 ainda criança e, posteriormente, com os personagens adultos, Goku SSJ4 e Vegeta SSJ3 estarão disponíveis. Além disso, um novo estágio chamado First Demon World será adicionado como atualização gratuita para todos os jogadores.
Novos personagens do Daima Character Pack 2:
- Goku (Mini), Super Saiyan 4
- Goku Super Saiyan 4
- Vegeta Super Saiyan 3
- Majin Duu
- Third-Eye Gomah
- Gomah Gigante
Jogo da Blumhouse Games ganha demo grátis na Steam

A Blumhouse Games anunciou hoje a demo gratuita de Crisol: Theater of Idols no Steam, revelada durante o Six One Indie Showcase, que pode ser baixada aqui. Junto com a demo, a empresa lançou um novo trailer mostrando áreas inéditas do jogo e dando pistas sobre um personagem-chave da história.
Crisol: Theater of Idols leva os jogadores à Hispania, uma versão sombria da Espanha marcada por conflitos entre duas religiões. O título mistura ação estratégica em primeira pessoa com survival horror, exigindo que os jogadores usem o próprio sangue como munição para sobreviver. O jogo será lançado em inglês e espanhol (com legendas em PT-BR) no início de 2026 para PC e consoles, com dublagem de AmaLee, Luis Bermudez, Henar Hernández e Mario García.
Consoles Xbox ficam mais caros nos Estados Unidos
A Microsoft anunciou que os preços dos consoles Xbox vão subir novamente nos Estados Unidos a partir de 3 de outubro. O Xbox Series S terá aumento de US$ 20, enquanto o Series X sobe US$ 50. Os preços de controles e headsets não sofrerão alterações, e não há mudanças previstas para outros países no momento.
Segundo a empresa, os reajustes refletem “mudanças no ambiente macroeconômico”. A alta nos preços acompanha uma tendência do setor, que inclui aumentos em consoles, acessórios e jogos, afetando principalmente o mercado americano devido a tarifas e custos de produção mais altos. Nos últimos meses, Sony e Nintendo também ajustaram valores de hardware e acessórios nos EUA.