O Mormaço Cultural 2025 teve início na noite desta sexta-feira, 19, no Parque do Rio Branco, e segue até domingo, 21, reunindo apresentações de artistas locais e nacionais, espetáculos de rua e variadas intervenções culturais espalhadas pelo espaço.
Entre as atrações da programação estão: JM Jazz, Criart Teatral, Circo ImaginArte, Locômbia Teatro de Andanças e Só Rindo & Cia. Um destaque que tem despertado a curiosidade do público é o teatro lambe-lambe itinerante “Espia Aí”, encenado pelo Criart Teatral. Conforme a diretora Kaline Barroso, o público pode acompanhar quatro histórias diferentes apresentadas dentro de caixas, voltadas para toda a família.

“Ficamos muito satisfeitos com a recepção deste primeiro dia. As pessoas têm apreciado bastante o projeto, que traz narrativas regionais relacionadas ao meio ambiente. A intenção é proporcionar ao público leituras pessoais de cada história. Vamos circular por todo o Parque do Rio Branco”, explicou.
A universitária Larissa Melo, 27 anos, participou da experiência e saiu encantada. “Pelo que vi, a história tratava da captura de peixes. Agora quero conhecer as outras. Achei a proposta diferente — eu estava passeando pelo festival e fui convidada pelo grupo. O Mormaço deste ano está inovador”, afirmou.

Feirinha Literária estreia com saraus, atividades infantis e “varal de mensagens”
Outro ponto que tem atraído público é a Feirinha Literária Letra e Arte, que participa pela primeira vez do festival, reunindo coletivos de escritores e autores independentes de Boa Vista. Os visitantes encontram obras que vão da literatura infantil à poesia, incluindo produções indígenas e relatos baseados em fatos reais.

Segundo uma das organizadoras, Márcia Iully, a programação conta com saraus diários a partir das 17h. “É um espaço para valorizar a produção local e aproximar leitores e escritores”, ressaltou.
A agente comunitária de saúde Rosa da Conceição elogiou a novidade. “Participo do Mormaço pela segunda vez e este ano fiquei impressionada com a Feirinha Literária. A prefeitura merece parabéns pela iniciativa”, disse.

Arena Hip Hop leva pista de skate e batalhas de MCs ao Mormaço
Na Arena Hip Hop, organizada pelo Grupo Plugadão, o público pode aproveitar uma pista de skate móvel que, na primeira noite, ficou aberta à participação geral. No sábado, 20, haverá competições nas categorias iniciante, amador e feminino, e no domingo, 21, o espaço será dedicado às crianças.
O roraimense Lorenzo Fagner, de 9 anos, foi um dos primeiros a testar a pista. Ele pratica skate há dois anos e já soma 12 medalhas. “Meu pai me apresentou ao skate e desde então não parei. Ele sempre me acompanha; está sendo muito legal participar do Mormaço este ano”, contou.

A arena também disponibiliza um palco por onde devem passar cerca de 50 artistas locais, com batalhas de MCs. Entre o público estava a professora Rosiene Contreiras, mãe do rapper MC Hagacê.

“É uma enorme satisfação ver meu filho se apresentando hoje no Mormaço. Ele começou nas batalhas de rima, lançou seu primeiro álbum no ano passado e agora sobe ao palco como artista. Para mim, como mãe, é emocionante ver espaços que abrem oportunidades para novos talentos e promovem o acesso à cultura”, afirmou.