O Ibovespa fechou a última sessão com alta de 0,25%, atingindo 145.865 pontos. Trata-se do maior fechamento da história do índice.
Esse avanço foi impulsionado pelo otimismo dos investidores, mesmo sem notícias relevantes no mercado. O movimento reflete também os efeitos positivos das recentes decisões de política monetária: nos Estados Unidos, o início do ciclo de cortes nos juros, e no Brasil, o Copom manteve a taxa Selic em 15%, sinalizando o fim do ciclo de elevação.
Ações em alta no Ibovespa
- Qualicorp (QUAL3): +9,48%
- Profarma (PFRM3): +9,26%
Ações em queda no Ibovespa
- Revee (RVEE3): -23,08%
- Marfrig Global Foods (MRFG3): -15,07%
Volume negociado na B3
O volume financeiro total negociado na B3 nesta sessão foi de R$ 28,1 bilhões.
O que é o Ibovespa e como ele funciona
O Ibovespa é o principal indicador do mercado acionário brasileiro, calculado pela B3 com base em uma carteira teórica que reúne os papéis mais negociados na bolsa. Essa composição leva em consideração critérios de volume e liquidez, abrangendo cerca de 80% do total movimentado diariamente no mercado à vista.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a maior bolsa de valores do Brasil, com sede em São Paulo. Ela funciona como a plataforma oficial para negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio, entre outros ativos.
Considerada uma das maiores bolsas globais em termos de infraestrutura e valor de mercado, a B3 oferece serviços completos que englobam desde a negociação até o pós-negociação, registro, custódia e uma infraestrutura tecnológica avançada.
Com informações da B3.
]]>