9 de setembro de 2025
Ver essa foto no Instagram
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de Bonfim, em ação conjunta com o 5º DP (5º Distrito Policial) e a DRRFVAT (Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres), cumpriu nesta segunda-feira, dia 08, no bairro Aracelis, um mandado de prisão preventiva contra R.R.F.S., de 20 anos, investigado por atravessar motocicletas furtadas em Boa Vista para receptadores na Guiana.
De acordo com o delegado titular de Bonfim, Hugo Cardias, a prisão de hoje foi resultado direto da investigação que começou em julho deste ano, quando o suspeito foi detido em flagrante na BR-401, por policiais militares. Na ocasião, R.R.F.S. pilotava uma motocicleta furtada horas antes em Boa Vista e seguia em direção à fronteira. Um comparsa, que viajava como passageiro, reagiu à abordagem policial e conseguiu fugir para a mata após confronto com uso de munição de impacto controlado. A ação rápida e coordenada impediu que o veículo atravessasse para a Guiana, onde seria entregue a um receptador conhecido como “Rastafari”.
“Naquele momento ficou claro que ele não agia sozinho, mas fazia parte de uma rede criminosa que furta motocicletas em Boa Vista e as leva para fora do país. A prisão em flagrante em julho foi fundamental para reunirmos provas e, mais tarde, representarmos pela prisão preventiva”, explicou Cardias.
O delegado ressaltou que, apesar de ter sido solto na audiência de custódia, a investigação continuou e mostrou que o suspeito representava risco de reiteração criminosa. Por isso, foi solicitada à Justiça a decretação da prisão preventiva, cumprida hoje em Boa Vista.
“A reincidência e o papel dele como atravessador justificaram a necessidade da prisão. Esse tipo de crime fragiliza a segurança pública e traz prejuízo direto para a população, porque retira o patrimônio de trabalhadores e fortalece o mercado criminoso além da fronteira”, destacou.
A ação desta segunda-feira, segundo Cardias, envolveu policiais civis de três unidades diferentes, em um esforço integrado que demonstra a força da instituição no combate ao crime organizado. Além de Hugo Cardias, participaram diretamente da coordenação da operação os delegados do 5º DP, Igor Silveira e Carlos Henrique Freitas, além do titular da DRRFVAT,
Leonardo Michell.
“A integração entre as delegacias é o que garante que possamos atuar de forma rápida e eficiente. Esse caso mostra bem como a Polícia Civil não se limita ao flagrante, mas continua o trabalho até garantir que o criminoso seja responsabilizado e não continue lesando a sociedade”, completou Cardias.
R.R.F.S. foi encaminhado para a sede do 5⁰ DP onde foi formalizada a prisão e será apresentado nesta terça-feira, dia 09, na Audiência de Custódia.
SECOM RORAIMA
Texto: Ascom/PCRR
Foto: PCRR