O servidor Márcio Jânio Campos de Azevedo, diretor de Planejamento da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), será responsável por coordenar as iniciativas do Novo PAR (Plano de Ações Articuladas) em Roraima. O PAR é um programa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que apoia municípios, Estados e o Distrito Federal no planejamento e na implementação de políticas educacionais.
O diretor fará a coordenação, enquanto as servidoras da Seed, Aliane Caroline Freitas Caetano, Vilma Chaves Silva, Brigidarka de Oliveira Santos Lima e Vânia Liberato da Silva, atuarão como articuladoras do Novo PAR no Estado.
O grupo participou, nos dias 01 e 02 de setembro, de um treinamento na cidade de Itajubá (MG), que reuniu profissionais de diferentes áreas para debater e alinhar expectativas e estratégias para o programa.
O diretor de Planejamento explicou que, ao contrário de modelos anteriores, que frequentemente adotavam soluções genéricas, o Novo PAR se fundamenta na ideia de que a eficácia de qualquer intervenção depende de uma compreensão aprofundada dos desafios locais”, ressaltou Márcio.
“O foco principal do Novo PAR é a criação de um ciclo virtuoso que começa com um diagnóstico preciso das necessidades educacionais de cada Estado e município”, afirmou Azevedo.
De acordo com ele, a formação em Minas Gerais teve como propósito fornecer aos articuladores o conhecimento necessário para guiar suas redes na identificação das necessidades e na elaboração dos planos de ação.
“As experiências compartilhadas durante o evento enfatizaram a importância da articulação entre todos os envolvidos. A troca de ideias e a construção de um entendimento comum sobre o Novo PAR geraram um sentimento de otimismo e compromisso”, afirmou o diretor.
Ele acrescentou que a principal expectativa é que essa nova metodologia, centrada no diagnóstico, planejamento e apoio, traga resultados concretos e duradouros, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação em todo o país.