O Governo do Estado, por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), realizou neste sábado, dia 30, mais uma fase do programa estadual de regularização fundiária urbana Aqui Tem Dono. Os contemplados foram os moradores dos conjuntos Pérola e Ajuricaba, localizados no bairro Airton Rocha.
Foram entregues 152 escrituras públicas às famílias beneficiárias que adquiriram seus imóveis por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
O evento contou com a presença do governador Antônio Denarium, do juiz corregedor Eduardo Alvarez e de Alcemir de Oliveira, representante do Cartório de Imóveis. A cerimônia foi coordenada pela Codesaima, com a participação da presidente Maria Dantas e sua equipe.
Algumas famílias beneficiadas conseguiram suas moradias no Pérola graças ao trabalho da Associação das Donas de Casa do Caranã. A presidente da ADCC, Carla Cristina, disponibilizou o espaço para a realização da atividade. “Nós somos a sociedade civil organizada, representamos a moradia digna e a segurança documental. Solicitamos a visita do governador para que ele conhecesse melhor a realidade do Pérola”, declarou Carla.
A regularização tem um impacto positivo na vida das famílias. Valdirena Alves, 50 anos, moradora do Pérola IV, onde vive com seu marido e três filhos com necessidades especiais, elogiou a agilidade na entrega da documentação do imóvel. “Moro no Pérola desde 2009 e achei muito bom o trabalho do Governo. Foi simples e rápido”, afirmou.
Esta é mais uma etapa de regularização para os conjuntos Minha Casa, Minha Vida/ faixa 1. O mutuário que já havia quitado 50% do financiamento foi dispensado do saldo restante. Além disso, beneficiou-se de um acordo entre o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal, o Cartório de Imóveis e a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Roraima, que subsidiou as taxas cartoriais.
“São 152 escrituras públicas entregues neste sábado. Mais que uma ação governamental, isso representa respeito, dignidade e garantia de propriedade. Essas 152 famílias agora se tornam proprietárias de fato e de direito de seus imóveis”, destacou o governador Antônio Denarium.