Programa do Governo Federal oferece suporte técnico ao Estado e aos municípios de Roraima

projeto fnde chegando junto em boa vista ascom seed 2

Na manhã desta quinta-feira, 31, em Boa Vista, teve início mais uma edição do projeto FNDE Chegando Junto. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e contou com a presença de representantes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), da Undime-RR (União dos Dirigentes Municipais de Educação), além de técnicos das secretarias de educação estaduais e municipais.

A programação iniciou com uma apresentação cultural dos estudantes da Escola Estadual Indígena Edinilson Lima Cavalcante, da comunidade Taba Lascada, no município de Cantá. Os alunos mostraram a tradicional Dança Parixara.

A iniciativa do Governo Federal tem como finalidade oferecer assistência técnica e monitorar ações nos Estados e municípios, com foco na transferência de recursos e implementação de programas federais como o PAR (Plano de Ações Articuladas), o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

“O FNDE Chegando Junto é, fundamentalmente, um apoio para o Estado de Roraima destravar os recursos federais disponíveis para cada secretaria, seja estadual ou municipal. Já alcançamos grandes avanços nas etapas anteriores, e essa é a quarta, em que recursos foram liberados e começamos a trabalhar com valores que estavam represados. Agradecemos ao Governo Federal, em nome da presidente do FNDE, Fernanda, que demonstrou sensibilidade ao estar ao lado de Roraima para melhorar a educação no estado”, declarou o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.

Durante a programação, técnicos do FNDE realizam atendimentos e orientações sobre os principais programas federais. O objetivo é entender de perto a realidade local, identificar entraves e sugerir soluções para desbloquear processos relacionados a obras, PDDE e Fundeb. A ação já passou por municípios como Amajari, Alto Alegre e Pacaraima. Desta vez, a capital Boa Vista está sendo beneficiada.

“Estamos aqui para, além de uma agenda técnica, reforçar nosso compromisso com a educação no Estado de Roraima e com os entes federativos. Viemos falar sobre nossos programas, Fundeb, obras e PDDE. Vamos trabalhar juntos para que todos consigam acessar os recursos do Governo Federal. Esse é nosso principal objetivo”, destacou a assessora especial do FNDE, Geize Albernaz.

Ainda pela manhã, o técnico Matheus Alves ministrou uma palestra sobre o Fundeb. Na tarde desta quinta-feira e na manhã de sexta-feira, 1º de agosto, os técnicos do FNDE permanecerão disponíveis para atendimentos individuais aos gestores e servidores das secretarias de educação estaduais e municipais.

Para o secretário municipal de Educação de Mucajaí, Antonio Nilson, a presença do FNDE no Estado facilita a resolução dos desafios enfrentados pelos municípios.

“Essa parceria do FNDE com os municípios é extremamente importante, pois fortalece nossa educação e facilita o acesso aos recursos. Em vez de irmos até Brasília, eles vêm até os municípios para compreender a nossa realidade, o que torna a resolução dos problemas mais eficiente. Com essa cooperação entre FNDE, Estado e municípios, quem sai ganhando é a nossa educação”, afirmou.

 

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top