A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), por intermédio da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), deu início nesta terça-feira, 22, às atividades de fiscalização preventiva nas barracas de alimentação do São João no Parque Anauá 2025.
O evento, que é o maior arraial público do Estado, é promovido pelo Governo de Roraima com recursos do Ministério do Turismo, e ocorre de terça-feira, 22, até domingo, 27, com previsão de reunir milhares de pessoas a cada noite.
Segundo Jander Welson Arruda, gerente do Núcleo de Produtos da Vigilância Sanitária, os comerciantes que participaram da palestra do último fim de semana receberam formulários de autoinspeção para se adequarem às exigências sanitárias e assegurar a conformidade com as normas.
“Nosso intuito vai além da fiscalização; pretendemos orientar. Queremos que todos tenham sucesso nas vendas, sempre com alimentos seguros e de qualidade. As inspeções serão realizadas diariamente, com base em critérios já apresentados aos comerciantes”, destacou o gerente.
Dentre os pontos que merecem especial atenção, está a higiene pessoal dos manipuladores de alimentos. O uso de toucas, bonés ou gorros para manter os cabelos presos é obrigatório. Também é imprescindível a substituição de trabalhadores que apresentem sintomas visíveis de doenças, como gripes, conjuntivite ou infecções, para evitar riscos à saúde dos consumidores.
“Nossa atuação não tem caráter punitivo. As inspeções são direcionadas à verificação do cumprimento das normas básicas de segurança alimentar, focando na prevenção de danos à saúde do público”, ressaltou a fiscal sanitária Maria da Conceição Sales.
Bruno Monteiro, vendedor da tradicional Barraca da Família, tem participado dos arraiais organizados pelo Governo de Roraima desde 2002 e elogiou as ações da Vigilância Sanitária, desde as palestras até as atividades de campo.
“A palestra deste fim de semana foi excelente. Conseguiu prender a atenção do público e foi bastante dinâmica, o que fez toda a diferença. Dentre todos os arraiais que participei, essa foi uma das melhores”, avaliou.
SOBRE O EVENTO
Iniciado em 1991, o São João no Parque Anauá é considerado o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, o evento conta, pela primeira vez, com recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo.
A festa prossegue até domingo, 27, com previsão de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação também está sendo transmitida pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.
A edição deste ano promete ser a maior da história, com mais de 50 atrações locais e 10 atrações nacionais. Na abertura, Israel & Rodolffo animaram a plateia. Nos próximos dias, o palco principal trará George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro (23), Thúlio Milionário (24), Lucas Lucco (25), Companhia do Calypso (26), e, no encerramento, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (27).
Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que contará com 28 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – uma ampliação de 59% em relação a 2024.