Eita Junino conquista o primeiro lugar no concurso nacional de quadrilhas.

ac0a4d0cff5bdbbae92044e22b25638c

A Eita Junino venceu o concurso nacional de quadrilhas e conquistou o título de melhor do Brasil em 2025. Realizada pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), a disputa ocorreu neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de julho, na cidade de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, e contou com a participação de 18 grupos juninos de todo o país.

Representando Roraima, a Eita Junino se apresentou na noite de domingo, dia 13, com o espetáculo “A Arte de Quem Vive a Fé”, homenageando os artistas e artesãos que se dedicam à produção de artigos religiosos, o que garantiu o título de campeã, emocionando o público e os jurados.

O tema escolhido pelo grupo evidencia a valorização, a conexão entre a fé, a arte e a cultura popular, destacando a resistência dos artesãos na preservação das tradições, que encontram na religiosidade a força para seguir e se expressar.

54565709327 7819d22f98 c
Eita Junino se apresentou na noite de domingo, 13, com o espetáculo “A Arte de Quem Vive a Fé”

“Nos últimos anos, não tivemos um concurso nacional tão forte como o deste ano, tão disputado. Principalmente pelo fato de que havia várias quadrilhas que são referências nacionais no movimento junino. Acredito que o sabor da vitória foi muito melhor, principalmente por conta disso. Estamos muito felizes”, disse Eli Cruz, diretor da Quadrilha Eita Junino.

A Eita Junino foi a quadrilha campeã do Boa Vista 2025, conquistando a vaga para o concurso nacional. A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), disponibilizou as passagens para que o grupo pudesse participar da disputa em Carajás.

“Gostaria de agradecer o apoio da prefeitura, não só em relação à viagem, mas desde o início, quando começa a ser planejado o Boa Vista Junina. Porque eu acredito, de verdade, que o prefeito [Arthur Henrique] realiza o Boa Vista Junina pensando nas quadrilhas. Essa valorização é muito positiva para nós. São poucos estados que têm isso. Conseguimos trazer a quadrilha completa, a mesma quantidade de casais que tinha no Boa Vista Junina e a equipe de apoio. É fundamental esse apoio da prefeitura”, completou.

54566815653 71cc238f4d k
Sandro Denis e o animador da Quadrilha Raio de Sol,
compartilharam o título de “melhor marcador” do concurso

O presidente da Fetec, Dyego Monnzaho, explicou que a Prefeitura de Boa Vista tem uma política de fomento à cultura junina e ao movimento quadrilheiro, que vai desde o suporte na produção dos espetáculos até o investimento financeiro. “A vitória da Eita Junino demonstra, de maneira concreta, que o investimento em cultura retorna para a cidade de muitas formas, dentre elas, ter uma quadrilha de Boa Vista campeã de uma importante competição nacional, promovendo o trabalho tanto da cultura quanto do turismo da nossa cidade”, destacou.

Boa Vista Junina

Promovido pela Prefeitura de Boa Vista, o Maior Arraial da Amazônia é uma tradição na cidade. O evento valoriza o movimento quadrilheiro e a cultura local. Na edição que celebrou 25 anos, 28 quadrilhas juninas participaram das competições: 12 pelo grupo Especial, 12 pelo grupo de Acesso e 4 pelo Emergente. A prefeitura garante apoio a todos os grupos para ajudar nas despesas, como figurino e material cenográfico, entre outros. Além disso, fornece passagens para a quadrilha campeã do grupo Especial representar Roraima no concurso nacional.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top