Representantes da Polícia Civil de Roraima estão presentes na I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, que ocorre de 1º a 3 de julho no Centro de Eventos e Convenções Brasil XXI, em Brasília. O evento é promovido pelo Consesp (Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública) e reúne autoridades federais e dirigentes das forças de segurança pública de todo o Brasil.
A delegada-Geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, o diretor do Departamento Administrativo, delegado Jimmy Santana, e o perito criminal Eduardo Aníbal são os representantes da instituição nessa conferência, que tem como objetivo fomentar a cooperação nacional entre os agentes de segurança, focando na troca de experiências, conhecimentos e estratégias.
Com uma estrutura voltada para a interação entre instituições, o evento disponibiliza salas de reuniões, debates técnicos, exposições de soluções voltadas para inteligência integrada e operações avançadas, além de encontros temáticos e sessões abertas ao público. Estão presentes representantes das Secretarias de Segurança, Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Penais, Corpos de Bombeiros Militares e diretores de Polícias Científicas de vários estados.
Durante o evento, o delegado Jimmy Santana atua como membro titular do GTI (Grupo de Trabalho Integrado) do Programa de Compras Eficientes para o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), com o objetivo de aprimorar os processos de aquisição e compras no setor.
Para a delegada-Geral Darlinda de Moura Viana, a conferência representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a atuação da Polícia Civil de Roraima e das demais polícias civis do país. “É um momento de entrar em contato com outros colegas, conhecer novos modelos e tecnologias disponíveis para a segurança pública, discutir temas importantes como a PEC, o combate às organizações criminosas internas, e a integração entre sistemas, visando entregar segurança pública de melhor qualidade para o Estado e para o Brasil como um todo”, afirmou.
Ela também ressaltou o papel colaborativo dos participantes. “Todos estão envolvidos e comprometidos com a segurança pública, permitindo que possamos melhorar o Brasil e trazer segurança de qualidade para o povo roraimense, reduzindo nossos índices e, consequentemente, promovendo uma sensação de segurança em todo o país”, completou.