O Governo de Roraima realizará, nesta sexta-feira, 27, a terceira edição da Corafi (Conferência das Organizações Rurais Familiar e Indígena). O evento, promovido pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), terá programação durante todo o dia no forródromo do Parque Anauá.
O principal objetivo do encontro é apresentar as iniciativas governamentais e os serviços oferecidos pela administração estadual, federal e por instituições parceiras. O foco está na discussão e formulação de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e indígena em Roraima.
Durante o evento, haverá painéis temáticos, apresentações de projetos, atendimentos institucionais, orientações técnicas e informações sobre os principais projetos em andamento no Estado e o acesso a linhas de crédito rural. Também será realizada uma feirinha com produtos da agricultura familiar.
O governador Antonio Denarium enfatizou que a Corafi tem fortalecido os vínculos entre as instituições estaduais, especialmente as do setor de desenvolvimento, com agricultores familiares e indígenas.
“Nossa gestão tem se esforçado mais do que nunca para garantir uma produção agrícola de qualidade em todo o Estado. Com os esforços da administração, a Corafi se estabelece como a principal plataforma de diálogo entre o homem do campo e a gestão. Nesta terceira edição, nossos objetivos com este projeto serão reafirmados”, afirmou.
Marcelo Pereira, presidente do Iater, destacou que a conferência abordará profundamente as ações nas áreas de agricultura, infraestrutura e saúde, ressaltando que já foi realizada a Pré-Corafi nos municípios.
“Vamos consolidar os planos de demanda da agricultura familiar no setor rural. Isso é essencial para desenvolver nossas ações e planejar as necessidades atuais da agricultura familiar, visando melhorar a qualidade de vida e o setor produtivo, garantindo assim uma vida melhor para todos em Roraima”, reiterou.
Veja a programação completa:
7h30 às 8h30 – Recepção e confirmação das inscrições
8h30 às 9h – Fala da coordenação da Corafi
9h às 10h – Fala das organizações rurais
10h às 12h – Fala de gestores e autoridades
14h às 14h15 – Apresentação e metodologia das Câmaras Temáticas
14h15 às 16h – Câmaras Temáticas: demandas da agricultura familiar em Roraima
16h às 16h30 – Apresentação das propostas das Câmaras Temáticas
16h30 às 17h – Discussão e encaminhamentos
17h – Encerramento