Em homenagem ao Dia do Bombeiro Militar, celebrado em 2 de julho, o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), em colaboração com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), promove durante esta semana a atividade “Bombeiro na Escola”, que conta com uma programação variada para os alunos da rede estadual de ensino.
A proposta visa estreitar laços entre a corporação e a comunidade escolar, apresentar a rotina dos bombeiros e oferecer atividades educativas interativas aos alunos, por meio de oficinas e demonstrações práticas.
Na quarta-feira, 25, foi a vez do CEM I (Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena), que fica no bairro Nova Cidade, receber essa ação. Os alunos tiveram a oportunidade de participar de atividades como a “falsa baiana” (tirolesa com cordas), conhecer equipamentos utilizados para combate a incêndios, resgates e salvamentos, além de materiais aquáticos, de mergulho e do canil.
“Estamos aqui com o projeto Bombeiro na Escola, que tem como objetivo aproximar a população do Corpo de Bombeiros através de palestras e oficinas. Estamos ensinando técnicas essenciais de maneira prática para essas crianças”, comentou Iury, aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos do CBMRR.
Durante a programação, também foram realizadas oficinas de primeiros socorros, com demonstrações de manobras para desobstrução de vias aéreas em casos de engasgo, controle de hemorragias (hemostasia), imobilização e transporte de vítimas em macas, RCP (reanimação cardiopulmonar) e evacuação em incêndios, além de atividades como cabo de guerra, subida no sisal e equipagem para combate a incêndios.
A gestora pedagógica da escola, professora Ângela Leite, ressaltou que esta não é a primeira vez que essa ação ocorre na instituição e que os resultados são muito positivos.
“Os alunos participam ativamente das oficinas e, ao longo do ano, eles aplicam o que aprenderam. É uma atividade muito bem-vinda, que oferece conhecimento prático de maneira lúdica e educativa”, afirmou.
Os alunos também demonstraram empolgação com a experiência. “O que mais gostei foi a tirolesa, mas também adorei os animais, o jet ski e a forma como estão nos ensinando. Gostei de tudo”, revelou Júlia de Souza, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.
Ana Luíza, também do 9º ano, acrescentou: “Estou achando tudo incrível. A tirolesa, o canil, a aula de primeiros socorros, os carros e o jet ski foram ótimos. Achei tudo muito interessante”.
PROGRAMAÇÃO
· Sexta-feira, 27 de junho – CEM Pedro Elias Albuquerque Pereira, das 7h30 às 11h30.
· Terça-feira, 1° de julho – CEM Professor Camilo Dias, das 7h30 às 11h30.
Na terça-feira, 24, a atividade foi realizada no CEM Carlo Casadio.