Acordo de colaboração técnica entre Iper e Uerr implementa programa social voltado para a terceira idade.

acordo de comparacao tecnica entre iper e uerr ascom iper 1

O Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima) firmou um termo de cooperação técnica com a UERR (Universidade Estadual de Roraima) para implementar o Programa Social de Extensão à Pessoa Idosa, direcionado a servidores aposentados com 60 anos ou mais. Esta é uma iniciativa inédita para os beneficiários estaduais, formalizada esta semana em homenagem ao Dia do Servidor Público Aposentado, celebrado em 17 de junho.

O acordo tem como objetivo promover a colaboração em ações educacionais construtivas, permitindo que os idosos beneficiários do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) acessem os cursos oferecidos pelo Programa Social de Extensão para Pessoas Idosas.

Os cursos serão realizados pelo NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UERR, que disponibilizará vagas nos cursos incluídos no programa para o público 60+.

De acordo com Rafael Alencar, presidente do Iper, a proposta é criar um espaço de capacitação, atualização, produção e disseminação do conhecimento, com foco na educação permanente, e estimular os idosos a desenvolverem atitudes voltadas à inserção social e valorização de suas experiências de vida. Além de fomentar o desenvolvimento social, a atividade permitirá a produção de materiais didático-pedagógicos a partir das experiências de vida, gerando um impacto positivo na sociedade.

As atividades do Proeg estão programadas para começar na primeira quinzena de julho, conforme um calendário que será divulgado pela UERR, incluindo os prazos de inscrição.

“Estamos dando um passo significativo em nossas ações de promoção do bem-estar de nossos aposentados, possibilitando, através dessa parceria, a continuidade de uma sociedade mais inclusiva para o servidor público aposentado”, afirmou Alencar.

A assinatura do termo de cooperação contou também com a presença do reitor da UERR, Cláudio Travassos, do pró-reitor de Graduação, Evandro Barreto, da chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Jussara Barbosa, e do diretor de Previdência, Herick Feijó.

O reitor, Cláudio Travassos, ressaltou que a parceria com o Instituto de Previdência, além de expandir as ações do programa de extensão, também oferecerá suporte a professores e técnicos administrativos da universidade durante o processo de aposentadoria.

“A proposta é fornecer apoio antes que esse momento chegue, evitando que a aposentadoria seja vista como uma surpresa, muitas vezes acompanhada de dificuldades de reinserção social ou impactos financeiros. O Iper contribuirá com capacitações e orientações, enquanto a UERR estende seu programa aos aposentados do Instituto de Previdência Estadual”, enfatizou.

A chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Jussara Barbosa, declarou que a parceria institucional simboliza um avanço no compromisso com os servidores públicos aposentados. “Estamos construindo um caminho de valorização e cuidado com os aposentados, promovendo ações que vão além da aposentadoria, estimulando o protagonismo e um envelhecimento digno”, concluiu.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top