Roraima foi selecionada para ser a sede da reunião nacional dos presidentes das Juntas Comerciais do Brasil, programada para esta terça-feira, 17, e quarta-feira, 18, no Boa Vista Eco Hotel. O evento, organizado pelo Governo de Roraima em colaboração com a Fenaju (Federação Nacional das Juntas Comerciais), tem como foco discutir o futuro do registro empresarial no Brasil e a modernização dos serviços oferecidos por essas instituições.
Nos dois dias de evento, os representantes de todas as Juntas estaduais e da Fenaju discutirão estratégias para a organização e simplificação do registro empresarial no país. O governador Antonio Denarium e o vice-governador Edilson Damião marcaram presença na abertura da reunião nacional.
Durante a cerimônia, o governador Antonio Denarium foi homenageado com a entrega da Comenda Fenaju e Jucerr, reconhecendo seu empenho e serviços ao setor empresarial no estado. Antes de sua gestão, abrir uma empresa podia demorar até 30 dias, enquanto atualmente esse processo pode ser concluído em até 3 horas.
“Para ilustrar o trabalho de tecnologia e simplificação dos processos para a abertura de novos negócios, realizamos a abertura de empresas até pelo WhatsApp. Em nome do Governo do Estado, agradeço à Federação pelo reconhecimento, pela medalha e pela comenda recebida hoje. Lembro que em 2018, Roraima teve um saldo negativo – foram 850 [empresas] a menos. Hoje, nossa média de abertura de empresas está entre 3.500 e 4.500 por ano. É fundamental lembrar que apoiamos o pequeno, o médio e o grande investidor. Mais de 500 médias e grandes empresas se estabeleceram em Roraima nos últimos anos”, enfatizou o governador.
Roraima se consolida como ambiente favorável ao empreendedorismo
Durante a cerimônia, a presidente da Fenaju, Gregória Benário, destacou que Roraima proporciona um ambiente propício para os negócios e se destaca pela agilidade no processo de abertura de empresas. Ela é também presidente da Jucep (Junta Comercial do Estado da Paraíba).
“Serão dois dias de discussões com o tema do registro mercantil no centro das pautas. Roraima recebe esta reunião, mas já está sendo notada nacionalmente, pois o estado passa por uma transformação no desenvolvimento, mantendo sua identidade cultural e regional. Para nós, isso é uma grande alegria, pois levaremos para cada estado o que aprendemos aqui. O Brasil é um país de progresso, e esse progresso inclui Roraima”, afirmou.
O anfitrião do evento, Vicente Ricarte, presidente da Jucerr (Junta Comercial do Estado de Roraima), lembrou que, conforme o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Roraima tem liderado o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre os estados brasileiros. Ele também mencionou outros indicadores positivos, como geração de empregos e atração de novos investimentos.
“Roraima é o estado com o maior índice de criação de empregos formais. No ano passado, recebemos um prêmio da Secretaria do Tesouro Nacional como o estado com a melhor informação contábil e fiscal. Em 2024, Roraima ficou em quarto lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, sendo um dos que mais apresentam empresas em rápido crescimento. Não é surpreendente que investidores de todo o país venham, uma vez que reconhecem Roraima como um estado promissor, oferecendo segurança jurídica para estabelecerem suas empresas e crescerem. Tudo isso é resultado do trabalho diário que nosso governador realiza, e a Junta Comercial se dedica a acompanhar o crescimento do nosso estado”, concluiu Ricarte.
REUNIÃO NACIONAL
O encontro enfatiza a importância da colaboração entre as Juntas Comerciais de todo o Brasil, reafirmando o compromisso de melhorar o ambiente de negócios no país e garantir um futuro mais ágil e menos burocrático para empreendedores de todos os portes.
A programação inclui painéis técnicos, debates e apresentação de boas práticas adotadas em diferentes estados. Dentre os temas em evidência estão o registro automático de empresas, o uso estratégico de tecnologia e outros.