“Cineminha”, cheiro de pipoca no ar e clima de romance. Assim foi a manhã dos casais apaixonados do projeto social Cabelos de Prata, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O encontro, realizado nesta quinta-feira, 12, celebrou o amor na terceira idade em uma sessão de cinema no auditório da Guarda Municipal de Boa Vista, em homenagem ao Dia dos Namorados.
Com o tema “Celebrando o amor vivido, lembrando e ainda sonhando”, os idosos assistiram ao filme “À prova de fogo” (2008), dirigido por Alex Kendrick, que traz mensagens de fé e perseverança para enfrentar os desafios de um relacionamento. O evento contou com “pipoquinha” quente, sessão de fotos para eternizar o momento e a presença do saxofonista Carlos Kalell Timoteo, do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), que deixou a manhã transbordando de paixão.

Para a superintendente de Desenvolvimento Social da SMAS, Sheyla Santana, o evento vai além de promover uma manhã romântica para os eternos namorados, sendo também um momento de cuidado. “Além da valorização do amor, que permite reviver momentos marcantes e compartilhar sorrisos e emoções, buscamos promover o fortalecimento dos laços amorosos, autoestima e bem-estar. Amar e sentir-se amado faz bem para todas as idades e auxilia na saúde física e mental”, afirmou.
O cupido está no Cabelos de Prata
“Ela é o amor da minha vida”. Essa foi a declaração de Bernardes da Silva, de 76 anos, para Maria da Luz, de 73. O casal começou o romance no projeto durante os ensaios da quadrilha para o Boa Vista Junina 2025. Após uma troca de olhares e conversas, a amizade começou a crescer e logo evoluiu. Uma semana depois, eles iniciaram um relacionamento que agora completa um mês.

“No sábado convidei ela para almoçar e na segunda começamos a namorar. Não perdemos tempo mesmo. Nunca pensei que na minha idade encontraria alguém como a Maria. Estou muito feliz por ter encontrado um amor. Agora quero aproveitar o restinho de vida que temos juntos”, comentou seu Bernardes, emocionado.
Zenaide Carvalho e Joaquim de Sena estão quase 50 anos casados, dos quais 15 foram compartilhados no Cabelos de Prata. Eles também celebraram o amor na terceira idade na sessão de cinema. Com três filhos e quatro netos, o casal acredita que o projeto ajuda a fortalecer e aprimorar o tempo de qualidade juntos.

“Gostamos muito de estar no projeto e ter momentos de interação com os outros participantes. Sou muito feliz e grata por estar aqui hoje com ele, compartilhando mais um momento juntos e celebrando nosso amor. Nesses quase 50 anos, nosso casamento é pautado por muito companheirismo e paciência”, disse Zenaide.
CABELOS DE PRATA – O projeto foi implantado em 2001 e atende idosos a partir de 60 anos, contando atualmente com mais de 1.500 integrantes no município. Cada CRAS é responsável pelo planejamento de atividades recreativas e associativas em esporte, lazer, cultura e dança. O foco é contribuir para um envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia, prevenção de riscos sociais, e fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR