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Secretários e especialistas participam de treinamento sobre a política de Educação em Tempo Integral.

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Nos dias 15 e 16, secretários de educação municipais e estaduais, técnicos e professores participam de uma formação contínua sobre a política de Educação em Tempo Integral. O encontro ocorre na UFRR (Universidade Federal de Roraima), durante a manhã e a tarde.

A formação é promovida pelas universidades federais da Amazônia, com coordenação da UFRR em Roraima. Estão presentes 66 cursistas, e este é o primeiro encontro presencial de um curso que começou em abril e continuará até setembro.

“O curso teve início em abril, com aulas online. Lançamos o primeiro módulo, que abordou os parâmetros normativos da organização da escola de Tempo Integral no Brasil. Agora, vamos aprofundar a compreensão desse programa e discutir como elaborar uma política municipal ou estadual, caso não exista. Se já houver uma política local, buscaremos aperfeiçoá-la”, explicou Ney Cristina Monteiro de Oliveira, coordenadora do programa de formação da UFPA (Universidade Federal do Pará).

FORMAÇÃO

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Serão discutidos tópicos como “Fundamentos da Educação Integral” e “Elaboração de Políticas de Educação Integral em Tempo Integral e Intersetorialidade”, além de exposições de municípios sobre suas experiências práticas.

Na abertura do evento, a Escola Estadual de Tempo Integral Maria das Dores Brasil apresentou um projeto denominado “Sala Imersiva”, onde estudantes pesquisaram sobre savanas e lavrados, demonstrando as diferenças entre os dois conceitos com sons e imagens projetadas na parede.

“Realizamos diversas atividades, mas muitas delas não reverberam em outros espaços. Estando na universidade, todas as instituições de ensino superior estão unidas para discutir a Educação em Tempo Integral. Esse encontro permite que a Educação Básica e o Ensino Superior trabalhem juntos, buscando alternativas e novas maneiras de pensar sobre esse tema. Creio que dar voz a essas experiências fora do ambiente escolar é extremamente valioso”, enfatizou a coordenadora pedagógica, professora Neivana Lima, da Escola Maria das Dores Brasil.

PETI

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O PETI (Programa Escola em Tempo Integral), promovido pelo MEC (Ministério da Educação), visa a criação de matrículas em tempo integral (com carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, ampliando a jornada escolar com foco na educação integral e priorizando escolas que atendem alunos em situações de vulnerabilidade socioeconômica.

O Governo Federal oferece suporte técnico e financeiro, assegurando que as propostas pedagógicas estejam alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Atualmente, a rede estadual de ensino de Roraima conta com 14 escolas dentro do Programa Escola em Tempo Integral, atendendo um total de 2.197 estudantes.

“Essa formação é fundamental pois fortalece a implementação da política de tempo integral no estado. Além disso, proporciona que os participantes entendam todo o programa e a sistematização do sistema de escola em tempo integral”, concluiu a coordenadora do ETI da Secretaria de Educação e Desporto de Roraima, Genilza Cunha.

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