Skip to content

BOA VISTA PRA FRENTE – Prefeitura investe na construção e ampliação de novas UBSs que fortalecerão a Atenção Primária à Saúde

9a462f7290b69e0ced6649beb1ab79d5

Com o novo pacote de obras orçado em mais de R$ 260 milhões anunciado esta semana pelo prefeito Arthur Henrique, Boa Vista ganhará novos equipamentos na área da saúde que ampliarão os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) em diversos bairros da capital roraimense. A expectativa é uma média de 4.600 atendimentos por mês em cada uma das unidades.

53604242315 d32ea0054a k
Boa Vista é uma das primeiras capitais a implantar o conceito de ‘APS do Futuro’

“Estamos implantando esse pacote de obras em diversas áreas que beneficiarão toda a cidade. Somos uma das primeiras capitais a implantar o conceito de ‘APS do Futuro’ e nossa proposta é fortalecer cada vez mais a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando e qualificando os serviços de saúde ofertados em Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Obras serão executadas em diversos bairros da capital

Serão construídas mais quatro Unidades Básicas de Saúde porte 4 (com 4 equipes de Saúde da Família) nos bairros Santa Tereza, Caranã (Mariano de Andrade), Nova Cidade (Délio Tupinambá) e Caimbé (Olenka Macellaro Thomé Vieira).

CENTRO%20ESPECIALIZADO%20EM%20REABILITA%C3%87%C3%83O
Construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER II)

Também terá a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER II) voltado à assistência integral a crianças com deficiência física, auditiva, intelectual e visual, como também a ampliação da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). As obras iniciam a partir deste mês de maio e devem ser concluídas no prazo de 360 dias.

Novas UBSs serão entregues ainda este ano para a população

Além desse pacote de obras, outras construções de UBSs são executadas na cidade e deverão ser entregues ainda esse ano para a população. Uma delas fica no bairro Cidade Satélite, onde é construída uma unidade porte IV no residencial Vila Jardim para atender os moradores daquela região. Outra em fase de conclusão está no bairro Said Salomão, divisa com o Pedra Pintada.

Francisco%20Lima%20 %20pedreiro
“Não vamos mais precisar ir para os bairros vizinhos em busca de atendimento médico”

O pedreiro Francisco Lima Conceição, 48, mora em frente à nova UBS e tem acompanhado o andamento da obra. Ele mora há oito anos no Pedra Pintada e afirma que a nova unidade de saúde chegará em boa hora para atender os moradores dessa região.

“As UBSs mais próximas ficam nos bairros Caranã e Cauamé. Por ser um bairro mais afastado, pensava que não chegaria tão cedo uma UBS no meu bairro. Mas vejo que as obras estão bem avançadas. Daqui a pouco, não vamos mais precisar se deslocar para outros bairros vizinhos em busca de atendimento médico”, disse o morador.

Tatiana%20da%20Concei%C3%A7%C3%A3o%20 %20comerciante
Para os moradores, a UBS veio em boa hora, pois a população crescer no P.A Nova Amazônia

Zona rural também será contemplada – E não é só na área urbana que os investimentos chegam à população. Na zona rural, os moradores já comemoram a nova UBS no PA Nova Amazônia, região do Murupu, que também está na fase de conclusão. A comerciante Tatiana Oliveira, 38, é moradora há 10 anos da região e conta que está ansiosa pela inauguração.

“Sei de pessoas que moram nessa região e que precisaram percorrer esses quase 45km até Boa Vista em busca de atendimento médico. E essa UBS vai nos atender, pois a população cresceu bastante no P.A. Nova Amazônia. Vejo uma gestão da prefeitura que está fazendo história, tanto na cidade, como na zona rural”, afirmou.

53615208019 cdc6ef531c k

Dez obras na saúde já entregues desde 2021:

2021: Construção das UBSs Dr. Silvio Lofego Botelho (Paraviana) e Ione Santiago (São Pedro)

2022: Reforma das UBSs Dra. Sandra Maria Lacerda Fernandes (31 de Março) e Dra. Fanir Oliveira Silva (Jardim Floresta)), como também do Bloco H e instalações do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA)

2023: Construção da UBS Rômulo Ferreira (São Vicente)

2024: Construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) Antônia Constância de Matos Campos (Mecejana); do Centro de Teleassistência Dra. Erika Priscilla Nascimento Vasconcelos (Buritis); das UBSs Dr. Jan Roman Wilt (Dr. Airton Rocha) e Maria das Dores Pereira da Silva (Equatorial).

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top