Skip to content

8° Festival de Xadrez Escolar reúne jovens talentos de Boa Vista

9b65799240474d52ecab53cf0238360c

Teve início nesta quarta-feira, 11, o 8º Festival de Xadrez Escolar da Rede Municipal de Ensino. A competição, que prossegue até sexta-feira, 13, promete agitar o cenário educacional com a participação de 138 alunos de 44 escolas, divididos nas modalidades pré-mirim (8 a 10 anos) e mirim (11 a 13 anos).

Destinado a estudantes do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental, o evento abrange unidades escolares das áreas urbana, rural e indígena, promovendo a integração entre os alunos e valorizando o potencial de cada um. Todos os participantes recebem medalhas e os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados com troféus.

O projeto apresenta uma abordagem interdisciplinar, focando em duas vertentes principais: o xadrez pedagógico, para reforçar conteúdos curriculares, e o xadrez esportivo, para incentivar a prática competitiva.

O xadrez e suas inúmeras contribuições

Mais do que uma competição, o festival visa enriquecer o processo de ensino-aprendizagem por meio do xadrez, uma prática que contribui diretamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da memória, criatividade, tomada de decisão e autocontrole, como ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Lincoln Oliveira.

54582653894 02dc04a141 k
O Xadrez é desenvolvido nas escolas por meio da disciplina de Educação Física

“É uma alegria ver o Festival de Xadrez crescendo a cada edição, revelando talentos e despertando o interesse dos alunos pela modalidade. A cada ano, mais escolas e estudantes se juntam, demonstrando o quanto essa ação tem sido significativa no processo de aprendizagem. Para nós, é fundamental incentivar o xadrez nas escolas desde cedo, integrando alunos da área urbana, rural e indígena em um ambiente de respeito, estratégia e aprendizado”, destacou.

54582793690 6d0bea0857 k
O jogo contribui diretamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da memória, criatividade, tomada de decisão e autocontrole

O gerente municipal de Educação Física, Admilson Costa, destacou que o festival deste ano traz importantes inovações, tanto na divisão de categorias quanto na valorização dos professores, reforçando o compromisso da Prefeitura com a inclusão e reconhecimento de todos os envolvidos no processo educacional.

“Neste ano, a competição apresenta dois diferenciais relevantes. A primeira novidade é a ampliação das categorias, considerando a inclusão das turmas do 6º e 7º ano. Agora temos a categoria pré-mirim, para alunos de 8 a 10 anos, e a mirim, para estudantes de 11 a 13 anos, ampliando o alcance da competição. Além disso, os professores de Educação Física, que sempre estiveram nos bastidores desse processo, também serão homenageados com medalhas”, destacou.

Jovens talentos

54582476496 7b31865a24 k
“Foi a escola que me incentivou a jogar e estou gostando muito da experiência”, compartilhou Kauã Phauler, de 8 anos

Kauã Phauler, de 8 anos, estudante da Escola Municipal Carmen Eugênia Macaggi, participa pela primeira vez da competição. Para ele, um momento especial e desafiador. “Estou achando muito divertido. Foi a escola que me incentivou a jogar e estou gostando muito da experiência”, disse.

54582653719 dc749cb789 k
“Você aprende, evolui no jogo e isso é muito bom”, afirmou Thania Valentina, de 10 anos

Thania Valentina, de 10 anos, da Escola Municipal Jael Barradas, já participa pela segunda vez do festival. “Eu gosto do xadrez porque é divertido. Você aprende, evolui no jogo e isso é muito bom. Eu quase consegui um xeque-mate, mas o tempo acabou”, afirmou.

O evento faz parte do Calendário Escolar da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista e tem como objetivo incentivar práticas que potencializem o envolvimento dos alunos em contextos de lazer e ampliar as redes de sociabilidade. Visa também a promoção da saúde, favorecendo a formação integral do aluno, identificação de talentos escolares, bem como envolver a comunidade escolar.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top