Skip to content

Zieht der FC Bayern keine Topspieler mehr an, Herr Reschke?

Zieht der FC Bayern nicht mehr bei Topstars, Herr Reschke?

Florian Wirtz wechselt zum FC Liverpool. © IMAGO

  1. tz
  2. Esporte
  3. FC Bayern

O FC Bayern está trabalhando em uma grande transferência para o ataque. Mas o plano ainda é difícil.

Munique – Depois de Florian Wirtz (FC Liverpool), Nico Williams (quer ir para o FC Barcelona) também recusou o FC Bayern. No ano passado, o clube recordista sob a direção esportiva de Max Eberl teve dificuldades para trazer seus candidatos desejados – tanto treinadores (Alonso, Rangnick) quanto jogadores (Doué, Simons) – para Munique. O que está acontecendo? A tz perguntou ao lendário gerente Michael Reschke (Leverkusen, Bayern, Stuttgart e Schalke).

Senhor Reschke, o FC Bayern não atrai mais jogadores?

A questão é muito populista para mim. O FCB continua sendo um endereço top na Europa. O que mudou é que agora existem vários deles e, além disso, a Premier League exerce um apelo maior sobre jogadores de topo do que a Bundesliga. Tenho certeza de que isso foi decisivo, por exemplo, para Florian Wirtz.

Florian Wirtz se transferiu para o FC Liverpool.
Florian Wirtz se transferiu para o FC Liverpool. © IMAGO

Em termos de salário, o Bayern é capaz de pagar altos valores. Quais argumentos ainda são decisivos para os jogadores?

Treinadores, a qualidade e a perspectiva do time – e, evidentemente, a questão: é possível ganhar títulos, especialmente a Champions League. E, como já mencionado, o nível da liga, onde a Premier League supera tudo. Há também fatores emocionais. Muitos jogadores sonham em jogar um dia pelo Barça ou pelo Real.

O scouting deve adotar caminhos mais criativos? Afastar-se dos grandes nomes, voltar a jogadores com grande potencial.

O scouting é sempre de extrema importância. Está acontecendo que, nas contratações, cada vez mais conta o nome ou o passado atual. Quando Mané foi contratado em 2022, os torcedores estavam empolgados. Quando trouxemos Kimmich ou Coman, houve mais ceticismo e críticas. No final…

…os dois foram um sucesso – e Mané saiu rapidamente. A propósito: não apenas na entrada o FC Bayern enfrenta dificuldades, mas também na saída. Por quê?

Bem, quando os jogadores têm contratos bem remunerados, se sentem confortáveis e acreditam em seu desempenho, não é fácil vendê-los – e às vezes os assuntos mudam completamente. Antes da última temporada, foi comunicado de forma muito clara que havia a intenção de vender Kimmich e Goretzka, pois queríamos contratar Palhinha como solução desejada como volante. Como isso se desenvolveu, todos sabem.

Ex-Gerente e Insider: Michael Reschke.
Ex-Gerente e Insider: Michael Reschke. © IMAGO/H. Langer, H. Langer

Michael Reschke acredita em uma grande transferência do FC Bayern

Alguns astros do FCB estão supervalorizados?

Isso só pode ser avaliado por quem conhece exatamente os contratos e consegue avaliar a situação em que o contrato foi fechado. Quanto teriam custado alternativas no momento? Vamos usar o exemplo Kimmich/Palhinha. Tenho certeza de que Jo tem um contrato mais alto que Palhinha. Mas se você observar todo o custo econômico por cinco anos, Palhinha, devido à taxa de transferência e aos honorários do agente, pode não ser mais barato que Kimmich.

Como isso pode acontecer?

Na análise econômica, não se trata apenas do salário, mas muito do valor esportivo que um jogador possui. Uma coisa é certa: em cada clube profissional, existem jogadores que estão supervalorizados, porque no momento das negociações contratuais a visão do clube era diferente. Posso garantir que isso é extremamente frustrante para os responsáveis. Isso já aconteceu comigo…

Você acredita que o Bayern ainda vai conseguir uma grande contratação neste verão?

Estou certo de que o Bayern ainda tem algumas cartas na manga e conseguirá algo especial! Entrevista: Philipp Kessler

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner