Com objetivo de apresentar técnicas para incrementar as vendas em novembro e dezembro, 150 beneficiários e permissionários da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV) participaram do workshop “Vendas Que Transformam – Especial Fim de Ano”. A capacitação aconteceu na noite desta terça-feira, 25, no Teatro Municipal de Boa Vista.
Produção de conteúdo, uso de mídias digitais, estratégias de aproximação com o público e orientações práticas para atrair mais clientes neste período de alta demanda foram temas do encontro. A diretora-presidente da AME, Luciana Surita, ressaltou que o marketing digital amplia a visibilidade dos negócios, potencializa as vendas e estreita o vínculo com os consumidores.
“O período natalino é a data mais importante para o comércio. Aproveitamos esse momento para estimular as vendas online. Também é uma oportunidade de confraternizar com os beneficiários e permissionários da AME, que estiveram conosco durante todo o ano. Encerrarmos 2025 comemorando os avanços alcançados junto ao nosso público”, afirmou.
Foco, planejamento e qualificação
Essa ação da Agência Municipal fortalece micro e pequenos negócios, promove a autonomia financeira e dinamiza a economia local por meio de criatividade e planejamento. Emilly Eloise, dona de uma loja de moda feminina, conta que recebe atendimento da AME há dois anos e que o acompanhamento contínuo fez grande diferença na sua empresa.
“A AME foi fundamental para o meu negócio; me ajudou muito. Antes, eu não tinha um espaço físico para receber clientes e hoje conquistei esse local, além de aumentar meu capital de giro. As capacitações periódicas nos ensinam muito sobre como empreender. Sempre aplico o que aprendo e tenho obtido resultados positivos”, relatou.
Comércio moderno
Para quem se organiza com antecedência, as festas de fim de ano são um dos períodos mais lucrativos do comércio, e iniciativas como o workshop da AME contribuem para qualificar os pequenos negócios. Segundo Deborah Gurgel, empresária, digital influencer e facilitadora do evento, manter presença constante nas mídias digitais potencializa as vendas.
“A gente costuma dizer que uma loja que não publica pelo menos um story por dia parece estar fechada. Hoje tudo gira em torno do digital e muitas vendas acontecem online. Os consumidores buscam comodidade e praticidade na internet; o empreendedor que não tem bom posicionamento digital acaba perdendo oportunidades”, explicou.




