Personagens divertidos trouxeram sorrisos e leveza aos pacientes internados no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) nesta terça-feira, 12. A ação transformou o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e alegre, marcando o início das comemorações pelos 25 anos da única unidade infantil de alta complexidade de Roraima – inaugurada no dia 13 de agosto de 2000.
Essa iniciativa promove momentos de diversão e fortalece o emocional dos pequenos pacientes. De acordo com a integrante da Comissão de Organização de Eventos do HCSA, Lidiane Lopes, a medida contribui para uma recuperação mais positiva, demonstrando que o cuidado vai além da medicina e inclui também o afeto entre os profissionais de saúde e os pacientes.

Tratamento com afeto
“A proposta é trazer o lúdico para que os pequenos pacientes vivenciem a essência de ser criança, com alegria e leveza, mesmo durante o tratamento. Essa experiência contagia positivamente o ambiente hospitalar, impactando o aspecto emocional e contribuindo para um ciclo de recuperação mais saudável. Nossas equipes trabalham para que, mesmo internadas, as crianças continuem sendo crianças”, disse.

No primeiro dia de programação especial, além da visita animada aos blocos do hospital, as crianças ainda participaram de uma atividade de pintura facial, tornando tudo ainda mais lúdico e colorido. A dona de casa Marleide Santos, mãe do paciente Kauã Rivera, de 2 anos, afirma que momentos como esse são importantes e têm o poder de transformar o local, deixando tudo mais alegre.
“Tudo isso é precioso, pois ajuda muito na recuperação das crianças, que são transportadas para um lugar de diversão. Ficar deitado em um leito de hospital por dias e até meses não é nada fácil. Hoje, ao começarem as atividades, meu filho ficou mais animado e já fizemos uma pintura facial do super-herói favorito dele: o Batman. Com certeza, o dia de hoje vai passar mais rápido”, destacou.

Sobre o HCSA
Único hospital pediátrico de Roraima, o HCSA atende pacientes de Boa Vista, de todo o estado e de países vizinhos. Nos últimos 4 anos, foram mais de 420 mil atendimentos de emergência na unidade e 31 mil internações. Um dos diferenciais é a enfermaria destinada à população indígena, implantada para respeitar a cultura e suas especificidades.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR