Skip to content

Setrabes promove concurso educativo sobre prevenção ao uso de drogas para estudantes da rede estadual.

Competicao Educativa sobre Prevencao as Drogas Stephane Queiroz 6

Sure! Here’s the rewritten content while keeping the HTML tags intact:

Na segunda-feira, 16, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) realizou mais uma edição do Campeonato Droga Zero: Trilhas da Prevenção, em Rorainópolis. Este evento é voltado para adolescentes e jovens da rede pública de ensino e utilizou um jogo de tabuleiro educativo para abordar, de forma lúdica, os riscos associados ao uso de substâncias psicoativas e a relevância de fazer escolhas saudáveis.

O projeto é uma ação intersetorial, em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e conduzido pela Ceped (Coordenação Estadual da Política de Enfrentamento às Drogas). Seus principais objetivos incluem a prevenção do uso de drogas, o fortalecimento de políticas públicas nas áreas de esporte, igualdade racial, juventude e empregabilidade, além de facilitar o acesso a serviços socioassistenciais.

Durante a competição, os estudantes participaram de desafios com perguntas e respostas sobre temas como os efeitos das drogas no corpo, impactos sociais, identificação de situações de risco e a importância de procurar ajuda especializada. Aproximadamente 650 alunos estiveram envolvidos na atividade.

O coordenador da Ceped, Júnior Campos, ressaltou que a coordenação de políticas de enfrentamento às drogas atua em três frentes: prevenção, cuidado e reintegração social. Ele ainda acrescentou que as atividades nas escolas são bastante interativas e envolventes.

“Nesta disputa, todos os temas são abordados através de perguntas e respostas, permitindo que os alunos compreendam melhor o uso e abuso de álcool e outras drogas. Esse trabalho realizado nas escolas se insere na área da prevenção. Assim, o segundo campeonato Trilhas da Prevenção, que ocorreu em Rorainópolis, atendeu 650 estudantes. O objetivo é tratar sobre o uso e abuso de substâncias de forma mais leve”, explicou Campos.

A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, enfatizou o impacto do projeto entre os estudantes. “A iniciativa reafirma o compromisso da Setrabes em promover ações que buscam conscientizar os jovens sobre a importância de escolhas saudáveis e responsáveis, promovendo a integração entre os alunos enquanto competem em um ambiente positivo. Os vencedores foram premiados com kits esportivos, troféus e medalhas, incentivando a prática esportiva e o comprometimento com a prevenção ao uso de substâncias”, declarou.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top