Nesta semana, a CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) recebeu lotes de insumos e medicamentos essenciais que irão abastecer as unidades de saúde dos 15 municípios do Estado.
O carregamento abrange itens como gazes, luvas, esparadrapos, antibióticos, e medicamentos para dor e vômito, entre outros materiais fundamentais para a rotina de atendimentos e procedimentos.
“O objetivo desse abastecimento é garantir a continuidade das atividades nas unidades hospitalares, que são reabastecidas semanalmente. Esses fornecimentos visam reforçar nosso estoque atual, assegurando a manutenção de todos os serviços prestados, como cirurgias, curativos, atendimentos e aplicações de medicamentos em todas as nossas unidades, tanto na capital quanto no interior”, afirmou o coordenador da CGAF, Charles Gonçalves.
Assim que os insumos chegam, eles são prontamente direcionados às unidades hospitalares, respeitando a urgência e as necessidades de cada setor.
“É importante ressaltar que instituições como o HGR [Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento], o Hospital Materno Infantil e o Hospital de Rorainópolis são de grande porte e possuem um fluxo diário significativo de cirurgias, tanto eletivas quanto de emergência”, completou Charles.
EM QUATRO MESES
Entre março e junho, a CGAF recebeu e distribuiu aproximadamente R$ 12 milhões em insumos e medicamentos para as unidades da rede estadual. Esse volume expressivo de recursos é fruto da alta demanda nas unidades.
Com a chegada contínua dos insumos, a Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso em garantir a regularidade no fornecimento de materiais e medicamentos, fortalecendo a assistência à saúde em todas as regiões do Estado.
“Cabe à CGAF a elaboração de toda essa demanda, levando em consideração as necessidades expressas por todas as unidades de saúde que formalizam suas solicitações, para que possamos desenvolver o estudo técnico preliminar e realizar os processos necessários para as aquisições”, explicou o coordenador da CGAF, Charles Gonçalves.