Visando fortalecer práticas saudáveis e respeitadoras no ambiente de trabalho, a Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira, 8, uma palestra em Bonfim com o tema Assédio Moral no Ambiente de Trabalho e Ética no Serviço Público.
A atividade foi direcionada a servidores e gestores municipais, com a presença do prefeito e de representantes da gestão local, incluindo a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
“O intuito foi esclarecer o que caracteriza assédio, destacando seus principais efeitos e como preveni-los. Também discutimos os princípios éticos da administração pública, como legalidade, moralidade, impessoalidade e respeito ao interesse público”, explicou a ouvidora-geral do SUS em Roraima, Larissa Wandemberg.
A palestra realçou a importância de fortalecer a cultura do respeito e a confiança dentro do serviço público.
“A Ouvidoria foi apresentada como um canal de acolhimento, escuta e encaminhamento de denúncias, reforçando seu papel na promoção de um ambiente de trabalho seguro, ético e respeitoso”, acrescentou a ouvidora.
CONTINUIDADE
O trabalho de orientação sobre ética e assédio no serviço público vai continuar, com o objetivo de levar debates e orientações sobre o tema a várias regiões do Estado.
“Após o Seminário Nacional de Ouvidorias, em Belo Horizonte, organizamos as palestras para serem realizadas em todos os municípios, começando por Bonfim, que fez a solicitação para a palestra”, afirmou Larissa.
Conforme ela, as palestras estão ocorrendo de acordo com o pedido dos municípios, alguns dos quais já demonstraram interesse.
“Os municípios de Pacaraima e Cantá já solicitaram, e estamos apenas organizando as datas. Estamos destacando toda a relevância da Ouvidoria do SUS, juntamente com o tema central, que é o assédio no ambiente de trabalho e a ética na saúde pública”, completou.