A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica), realizou uma capacitação sobre o sistema e-SUS APS (Atenção Primária à Saúde), ferramenta fundamental para o registro, o acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas nas unidades básicas de saúde.
Voltada aos profissionais das equipes de Saúde da Família, Saúde Bucal e da Estratégia Multiprofissional do município de Caracaraí, a ação teve como objetivo preparar as equipes para as alterações introduzidas pelo novo modelo de financiamento da APS, além de aprimorar o uso dos sistemas de informação em saúde.
Karolaynne Magalhães, gerente do Núcleo de Saúde Bucal da Sesau, informou que, durante a capacitação, os participantes receberam orientações técnicas sobre os indicadores da APS e sobre o correto preenchimento dos dados no e-SUS APS, assim como estratégias para fortalecer a cobertura, a qualidade, as informações encaminhadas ao Ministério da Saúde e os atendimentos prestados à população.
“A formação também tratou do papel das equipes multiprofissionais na ampliação do cuidado, ressaltando a importância da integração entre os diferentes núcleos de atuação e da qualificação contínua das práticas em saúde”, afirmou a gerente.
Rogério Mota, coordenador da Atenção Primária de Caracaraí, destacou o efeito positivo da capacitação sobre as equipes. “A capacitação contribui para aprimorar a operação do prontuário eletrônico, principalmente para os profissionais que ingressaram recentemente e ainda não têm familiaridade com o sistema”, comentou.
Ele acrescentou que a capacitação também foi útil para esclarecer dúvidas dos profissionais com mais experiência. “Sem dúvida o objetivo foi atingido; as equipes saíram satisfeitas com o treinamento e, agora, poderão utilizar o sistema de maneira mais eficiente”, ressaltou Mota.
Na mesma perspectiva, o coordenador de Saúde Bucal do município, Nicolas Menezes, ressaltou a relevância do treinamento para aperfeiçoar a rotina de trabalho e sanar dúvidas relacionadas ao novo modelo de financiamento.
“Essa capacitação foi muito importante para nossa equipe. Os profissionais puderam esclarecer questões e compreender o funcionamento do novo sistema. Todos ficaram bastante satisfeitos com a oportunidade”, destacou.




