A Sesau (Secretaria de Saúde), por intermédio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde e do NEPNI/RR (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações em Roraima), deu início nesta terça-feira, 23, à Oficina de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade.
O evento ocorrerá até sexta-feira, 25, no auditório da CGVS, reunindo representantes dos 15 municípios e dos DSEIs Y e Leste (Distritos Sanitários Indígenas Yanomami e Leste).
O principal objetivo é aprimorar o planejamento das campanhas de vacinação, visando aumentar as coberturas vacinais por meio de estratégias eficazes e adaptadas às realidades locais.
“Precisamos formalizar toda a ação de vacinação nos municípios e nos distritos indígenas. Essa formalização tornará tudo mais claro e palpável, inclusive em termos financeiros, possibilitando ações planejadas e estruturadas desde o início”, detalhou Vinícius dos Santos Vieira, gerente do NEPNI.
A proposta é que as ações sejam organizadas com base em dados demográficos, população, realidades regionais e alcance das famílias em áreas isoladas, assegurando maior eficiência nas campanhas.
“Nosso foco é expandir a cobertura vacinal, o que é viável apenas com ações organizadas, registradas e integradas entre os diferentes níveis de gestão”, acrescentou.
Para a coordenadora de imunização do município de Amajari, Hemily Fernanda Saldanha, a oficina será crucial para enfrentar o desafio da baixa cobertura vacinal entre adolescentes.
“Iremos estratificar os dados dos não vacinados, especialmente de 14 a 19 anos, e implementar ações nas escolas. Essa abordagem nos ajudará a alcançar esse público e garantir a imunização dos jovens”, enfatizou.