Visando a melhoria dos processos regulatórios e o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), a Secretaria de Saúde promoveu nesta quinta-feira, 26, a Oficina de Debates sobre Regulação em Saúde.
O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, gestores municipais e operadores do SISREG (Sistema de Regulação).
Na oficina, foram discutidas estratégias para aprimorar a regulação em saúde, abordando os processos regulatórios, o sistema e-SUS Regulação e a adesão de Roraima ao programa federal “Agora Tem Especialistas”, que visa aumentar o acesso a consultas e exames especializados.
“Mais do que um evento técnico, essa oficina é um espaço de troca de experiências e construção coletiva, juntando diversas esferas do sistema público de saúde em um compromisso conjunto pela melhoria do atendimento”, declarou a coordenadora geral da Regulação, Jardiane Moraes.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica de São João da Baliza, Letícia Araújo, o encontro simboliza um avanço relevante na organização dos fluxos de atendimento.
“Participar aqui é extremamente importante, considerando o conhecimento que estão compartilhando conosco. São informações que farão diferença na regulação do nosso município, especialmente sobre o contato entre o regulador e nossos médicos”, comentou.
A oficina também possibilitou o alinhamento técnico quanto ao uso das ferramentas eletrônicas de regulação e ao papel de cada profissional na melhoria do acesso aos serviços, focando na diminuição de gargalos e na eficiência do sistema.
Além disso, Jardiane enfatizou a participação de Roraima no programa “Agora Tem Especialistas”, que promete melhorias nos atendimentos em saúde especializada.
“Durante a programação, será ressaltada a adesão do Estado de Roraima ao programa Agora Tem Especialista, uma iniciativa do governo federal que busca diminuir filas, reduzir o tempo de espera e assegurar o diagnóstico correto no momento certo para cada usuário”, concluiu.