Como parte das atividades da campanha Julho Verde, dedicada à prevenção do câncer de boca, cabeça e pescoço, a Sesau (Secretaria de Saúde) intensifica suas ações de conscientização, com ênfase na detecção precoce da doença e nas medidas preventivas.
No estado de Roraima, o Centro de Especialidades Odontológicas realiza um trabalho contínuo de acolhimento e avaliação de pacientes, independentemente de apresentarem ou não lesões suspeitas.
“O ideal é que o câncer seja identificado o quanto antes. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de um tratamento eficaz e cura”, afirmou o cirurgião-dentista José Soares Junior.
De acordo com ele, especialista em Estomatologia e Saúde Coletiva, existem fatores de risco bem definidos relacionados ao aparecimento da enfermidade, como o consumo excessivo de álcool, tabagismo e a exposição solar sem proteção, especialmente para aqueles que trabalham ao ar livre.
“Cada indivíduo deve aprender a observar sua própria boca ao se olhar no espelho. É importante verificar a mucosa, a língua, a garganta e o céu da boca. Úlceras, inchaços, lesões esbranquiçadas ou avermelhadas, rouquidão persistente e caroços no pescoço são sinais que precisam ser investigados”, explicou.
SAÚDE BUCAL
Através do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde Bucal, da Coordenadoria Geral de Atenção Básica da Sesau, profissionais dos municípios e dos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) são treinados para identificar lesões suspeitas já na primeira avaliação.
“Estes profissionais estão capacitados para realizar diagnósticos precoces em pacientes que possuem lesões sugestivas de câncer. Também temos o projeto Teleestomatologia, criado para agilizar essas avaliações, incluindo biópsias mais rápidas”, informou a gerente do Núcleo, Kerolaynne Magalhães.
Ela ainda destacou que a Secretaria de Saúde está investindo na aquisição de novos equipamentos para aprimorar o atendimento especializado.
“Estamos em processo de compra de dois aparelhos de raio-X panorâmico, que serão instalados no CEO e no Hospital de Rorainópolis. Com esses novos equipamentos, conseguiremos realizar diagnósticos de forma mais ágil e melhorar ainda mais a assistência”, acrescentou.
NA UNACON-RR
A Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima) é a única unidade especializada em câncer credenciada pelo Ministério da Saúde no estado. Ela oferece tratamento clínico, cirúrgico e quimioterápico para todas as neoplasias em pacientes com idade superior a 18 anos.
“Aqui, o paciente passa por uma avaliação de uma equipe médica, especialmente por cirurgiões de cabeça e pescoço, que decidirão se o tratamento será cirúrgico, quimioterápico ou de outra natureza. Também realizamos a reabilitação com o suporte de uma equipe multiprofissional”, explicou Fernanda Ross, fonoaudióloga da unidade.
Além dos cuidados médicos, o serviço também oferece apoio emocional e contribui para a reintegração social dos pacientes.
“Temos um grupo de pacientes laringectomizados totais, que passaram pela cirurgia de retirada da laringe. Trabalhamos com reabilitação vocal, utilizando laringe eletrônica, voz esofágica e promovemos rodas de conversa com suporte psicológico e de outros profissionais”, completou Fernanda.
A Unacon-RR também foi a pioneira na implementação do prontuário eletrônico na rede estadual, em 2018.