Sesau começa a distribuir camisinhas masculinas texturizadas

camisinha masculina texturizada divulgacao

A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), da Sesau (Secretaria de Saúde), iniciou nesta semana a distribuição de preservativos texturizados na rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

A introdução dessa nova versão tem como objetivo ampliar a diversidade da oferta, incentivar o uso contínuo e correto dos preservativos e atender às variadas preferências da população, mantendo a mesma eficácia protetora dos preservativos tradicionais.

“O novo modelo já está disponível gratuitamente no SUS, e essa iniciativa busca reforçar a prevenção contra as ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis]. O foco principal é estimular o uso constante e adequado do preservativo, tornando-o mais atrativo e atendendo às diferentes preferências das pessoas”, declarou a gerente do Núcleo de Controle de DST/Aids, Sumaia Dias.

Até o momento, eram oferecidos dois tipos de preservativos: o externo, feito de látex, e o interno, de látex ou borracha nitrílica. Além disso, estão disponíveis gel lubrificante e autoteste de HIV, que podem ser retirados na UBS (Unidade Básica de Saúde) e realizados em casa, de forma reservada e segura.

“Também trabalhamos com o autoteste, que é um exame de HIV que o próprio indivíduo pode pegar na unidade de saúde e realizar em um local onde se sinta confortável, sem a necessidade de suporte de outra pessoa, podendo assim fazer seu teste de forma independente. Trata-se de um teste de triagem que também está disponível nas unidades de saúde”, completou.

CONHEÇA O NÚCLEO

Vinculado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS desenvolve ações de prevenção, diagnóstico, assistência, tratamento e gestão de insumos para a população roraimense, por meio de parcerias com órgãos públicos e organizações não governamentais.

As atividades do Núcleo são voltadas principalmente para populações-chave, como moradores em situação de rua e profissionais do sexo.

O Núcleo realiza a distribuição de preservativos, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C aos 15 municípios do estado, além de fornecer medicamentos para PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e antirretrovirais, usados no tratamento de pacientes com HIV.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top