Nesta quarta-feira, 28, a Sesau (Secretaria de Saúde) deu início a um curso de aperfeiçoamento destinado a formar multiplicadores no manejo clínico da hipertensão arterial, do diabetes e do pré-natal na Atenção Primária à Saúde.
A capacitação teve aula inaugural no auditório da Etsus (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde) e se estenderá até o mês de junho, com atividades presenciais e a distância.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS, e o Hospital Israelita Albert Einstein, com foco na qualificação do atendimento prestado na porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica do Estado, Cinthia Brasil, a proposta visa preparar os profissionais para uma atuação mais humanizada.
“O objetivo é aprimorar o cuidado na atenção primária, preparando os profissionais para conduzir e manejar adequadamente os pacientes ou usuários que procuram as unidades básicas de saúde. Também inclui qualificar a identificação de quando é necessário encaminhar para outro nível de atenção, neste caso a atenção especializada”, explicou.
Participam do curso 60 profissionais selecionados da capital e de municípios do interior. A expectativa é constituir um banco de multiplicadores qualificados, capazes de transmitir os conhecimentos adquiridos a outros profissionais da rede estadual.
“A expectativa é que, após formar esses multiplicadores, possamos promover novos cursos e capacitar mais de mil profissionais da Atenção Primária do Estado de Roraima”, destacou a coordenadora.
As próximas aulas práticas presenciais estão previstas para 30 de abril, 14 e 28 de maio e 9, 10 e 11 de junho. A carga horária total do curso é de 180 horas, distribuídas em cinco encontros presenciais, além de atividades em EAD (Ensino a Distância) assíncronas e encontros síncronos periódicos.
A formação é composta por sete módulos, que abordam recursos educacionais e bases conceituais; prática assistencial em pré-natal e puerpério; prática assistencial em hipertensão e diabetes mellitus; aplicação dos conceitos na rotina dos serviços de saúde; e estratégias de autocuidado apoiado.




