A Sesau (Secretaria de Saúde), através da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), implementou um painel de monitoramento dos vírus respiratórios em circulação no estado de Roraima. Este painel pode ser acessado pelo site da CGVS e visa a ampliação do acesso à informação sobre os atendimentos e internações relacionadas a doenças como a SG (Síndrome Gripal) e a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
“A CGVS lançou o painel de monitoramento dos vírus respiratórios, onde estarão disponíveis dados como o número de consultas em nossas unidades sentinelas no Estado, informações sobre os vírus em circulação, e a quantidade de internações e óbitos”, declarou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.
Ela destacou que o painel será atualizado semanalmente, com dados coletados a partir dos atendimentos do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Pronto Atendimento Cosme e Silva, Hospital de Rorainópolis Governador Ottomar de Souza Pinto, Hospital da Criança Santo Antônio, Hospital Universitário, Casai- Y (Casa de Saúde Indígena Yanomami) e alguns serviços de saúde privados, fornecendo informações relevantes para a população e os profissionais da saúde.
DADOS DE RORAIMA
Entre janeiro e julho de 2025, o sistema da CGVS registrou 183.944 consultas, sendo 17.966 referentes à síndrome gripal. No mesmo intervalo, foram registradas 905 internações por SRAG, das quais 198 necessitaram de internação em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
“O principal intuito do painel é informar tanto a população quanto os profissionais de saúde sobre o cenário epidemiológico dos vírus respiratórios em Roraima”, completou Valdirene.
Os dados mais atualizados da Semana Epidemiológica mostram uma queda significativa tanto nas notificações de síndrome gripal quanto nas internações por SRAG. Foram 726 atendimentos por SG, representando uma redução de 39,35% em comparação à semana anterior, que teve 1.197 notificações. Quanto às internações por SRAG, foram 27, enquanto a semana anterior reportou 50 internações, resultando em uma diminuição de 46%.