Nos dias 30 e 31 de maio, o foco do I Seminário de Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização será a alfabetização infantil, promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e organizado pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima).
O evento ocorrerá no Ceforr, com programação das 8h às 19h na quinta-feira, 30, e das 8h às 12h na sexta-feira, 31. A iniciativa conta com a parceria da Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima).
Voltado para professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, equipes gestoras das escolas, técnicos das secretarias municipal e estadual de educação, articuladores regionais e formadores do Ceforr, o seminário visa discutir estratégias para melhorar o ensino e fortalecer as práticas pedagógicas nas instituições.
Segundo Stela Damas, diretora do Ceforr, os participantes irão analisar os resultados das avaliações realizadas em 2024, no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Governo Federal.
“Iremos apresentar e analisar os resultados de avaliações de 2024, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O objetivo é que Estado e Municípios apresentem diferentes resultados e proponham estratégias para trabalhar esses dados em prol da melhoria da qualidade da alfabetização das crianças em Roraima”, explicou Stela.
Sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma ação do Ministério da Educação que busca assegurar que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. A política prioriza a recuperação das aprendizagens, especialmente em decorrência dos prejuízos causados pela pandemia de covid-19.
Conforme dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 2021, 56,4% dos alunos do 2º ano foram considerados não alfabetizados, o que equivale a cerca de 2,8 milhões de crianças em todo o Brasil.
No estado de Roraima, o Compromisso é implementado por meio de uma colaboração entre Estado e Municípios, consolidada no Programa Roraima Alfabetizando Hoje. A proposta é unir esfuerzos dos entes federativos para aprimorar os índices de alfabetização no estado.