O Ensino em Tempo Integral será destaque em Roraima durante o II Seminário de Educação em Tempo Integral, que ocorrerá de 23 a 25 de julho no auditório das Faculdades Cathedral.
O evento, cujo tema é “Ensino em tempo Integral: tempos e espaços para a promoção da educação com qualidade e equidade”, terá como palestrante de abertura Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora do Ensino Médio do MEC (Ministério da Educação). Ela abordará a relevância da educação em tempo integral na formação dos alunos da Educação Básica.
“A educação em tempo integral é fundamental para o desenvolvimento humano, pois trata de questões de convivência, amplia o tempo na escola, fornece sentido a essa permanência para os alunos e também enriquece suas relações. Estou muito contente que Roraima está realizando seu segundo seminário de Educação em Tempo Integral, debatendo essa temática e aumentando o número de vagas, o que nos alegra muito no Ministério”, enfatizou.
O seminário, promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), visa fortalecer a política de Ensino em Tempo Integral na rede estadual e compartilhar experiências bem-sucedidas do primeiro ciclo de implementação do programa.
Roraima tem avançado na adoção da Política do Ensino em Tempo Integral. No mês passado, o governador Antonio Denarium sancionou a Lei Nº 2.218, que institui e regulamenta o ‘Programa Roraima Escola em Tempo Integral’ no estado, estabelecendo diretrizes para sua execução.
Essa legislação estadual alinha-se com a política nacional de educação. A Lei Federal Nº 14.640, de 31 de julho de 2023, instituiu o ‘Programa Escola em Tempo Integral’ no âmbito do Ministério da Educação.
A ação do Governo Federal busca garantir a permanência dos alunos na escola, oferecendo oportunidades para um desenvolvimento pleno e integral, com foco na equidade e qualidade do ensino. No modelo de tempo integral, a jornada escolar é ampliada de no mínimo quatro para sete horas diárias ou 35 horas semanais.
Além da nova legislação estadual, o Governo de Roraima também aumentou o número de escolas que oferecem o Ensino em Tempo Integral. Agora, sete novas escolas estaduais indígenas começam a integrar essa modalidade, totalizando 20 instituições em todo o Estado, atendendo aproximadamente 2.600 alunos. A inclusão das escolas indígenas foi formalizada pela Portaria Nº 395/SEED/GAB, de 10 de junho de 2025.
“Juntamente ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Estadual de Educação, a expansão das escolas de tempo integral em Roraima fortalece o ensino e a aprendizagem, ampliando as oportunidades de espaços educativos com uma visão de educação integral”, afirmou Genilza Cunha, coordenadora do Programa das Escolas em Tempo Integral na Seed.
Como funciona a Escola em tempo Integral?
Na escola em Tempo Integral, o aluno inicia seus estudos pela manhã, recebe merenda escolar, almoça no local e também é alimentado no período da tarde, permanecendo por sete horas diárias, totalizando 35 horas semanais.
Na Educação em Tempo Integral, foi garantida a carga horária de 2.400 horas para a Formação Geral Básica de todos os alunos matriculados, além de assegurar a carga horária necessária ao Itinerário de Formação Técnica e Profissional de acordo com o curso escolhido pelo aluno do Ensino Médio.
Nesse modelo escolar, além das disciplinas habituais da Base Nacional Comum Curricular, há a flexibilidade no currículo, que inclui as disciplinas “Eletivas”, focadas em conteúdos e atividades de esporte, lazer, cultura e outras ações complementares ao currículo escolar, além do Projeto de Vida.
As eletivas permitem que o aluno vivencie experiências e desenvolva habilidades, preparando-o para novas descobertas e aprofundando seu conhecimento e capacitação para o mercado de trabalho. No Projeto de Vida, o estudante se autodescobre, delineando suas perspectivas, sonhos e metas, sempre com forte incentivo ao protagonismo juvenil.