Sejuc realiza entrega de prêmio aos filhos de reeducandos que ganharam concurso de desenho

entrega de premios do concurso desenhando amor na pacm secom rr 2

A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) realizou a entrega dos prêmios aos filhos dos reeducandos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), que participaram do concurso de desenho integrado ao projeto “Pai e Filho: Desenhando Amor”.

A premiação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 22, na Pamc. O evento contou com a presença de representantes da DPE-RR (Defensoria Pública de Roraima) e da Ouvidoria Geral do Estado.

O concurso foi criado para incentivar a aproximação familiar entre pais, privados de liberdade, e seus filhos, por meio da arte. No próximo dia 29, a mesma atividade será realizada na CPMBV (Cadeia Pública Masculina de Boa Vista).

Na primeira edição, participaram 12 crianças, meninos e meninas, com idades entre quatro e 12 anos. O primeiro colocado recebeu certificado, exposição do desenho, kit simbólico (artes/livros), brinde e troféu. Do 2º ao 5º lugar, os vencedores ganharam certificado, brinde, troféu, exposição do desenho e uma mensagem para o pai.

A diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania da Sejuc, Maria José da Conceição, destacou a importância do projeto para a secretaria, pois ele fortalece os laços familiares entre os reeducandos, suas esposas e filhos.

“Nosso objetivo é proporcionar esse momento, esse encontro, pois entendemos que essa ação fortalece os vínculos familiares e também faz parte do processo de reintegração social, para que esses homens saiam daqui e sejam acolhidos lá fora”, afirmou Maria José.

A diretora ainda acrescentou que a Sejuc pretende realizar a segunda edição do projeto em 2026, ampliando a participação de crianças e famílias.

“Queremos fazer algo maior, pois nosso foco é trazer as famílias para fortalecer o cumprimento da pena, a reintegração social e reduzir a reincidência criminal”, ressaltou.

Os vencedores eram chamados para receber a premiação, momento em que tanto o pai quanto a criança assinavam o desenho.

Garota de seis anos vence concurso de desenho da Sejuc

A pequena Cecília, de apenas seis anos, foi a grande vencedora do concurso “Pai e Filho: Desenhando Amor”. Quem vê o desenho, feito em uma folha A4, não imagina o significado que tem para a menina.

“Fiz eu e meu pai”, disse a garota, afirmando que não foi difícil fazer o desenho e que ficou muito feliz por conquistar o primeiro lugar.

Mateus, pai de Cecília, comentou que a iniciativa da Sejuc é muito importante porque o aproxima cada vez mais da família.

“Este momento em família tem muita importância, pois nos faz refletir sobre os erros que cometemos. Quero sair daqui um homem novo, restaurado, para retornar ao convívio dos meus familiares”, destacou.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top