Dentro do projeto de revitalização do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), a Prefeitura de Boa Vista inaugurou nesta quinta-feira, 8, a segunda área da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A UTI Pediátrica, com 21 leitos no total, foi reestruturada em duas áreas: UTI1 (10 leitos) e UTI2 (11 leitos).
A intervenção contemplou a aquisição de equipamentos modernos — como ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros e bombas de infusão — além da reorganização do espaço físico. Segundo o vice-prefeito Marcelo Zeitoune, essas melhorias impactam diretamente na qualidade do atendimento.
“Os novos leitos são equipados com tecnologia de ponta. A medicina está cada vez mais tecnológica, o que traz benefícios aos pacientes. Precisamos acompanhar essa modernização, garantindo também melhores condições às equipes durante o atendimento — somos o único hospital infantil num raio de 800 km”, disse Zeitoune.
Vigilância em tempo real
Na UTI, os pacientes são acompanhados por aparelhos multiparâmetros que exibem, em tempo real, sinais vitais como frequência cardíaca, saturação, pressão arterial, ritmo respiratório e temperatura. Para aprimorar esse acompanhamento no HCSA, a UTI Pediátrica recebeu uma Central de Monitoramento com tela plana.
“Pela primeira vez no estado, contamos com uma UTI hospitalar moderna e tecnológica que integra os monitores de todos os pacientes em uma única tela. Esse investimento amplia a vigilância e a qualidade da assistência, reduz o tempo de internação e minimiza os riscos de óbito, além de aumentar a segurança dos pacientes”, ressaltou Laudineia Barros, diretora do HCSA.
OUTRAS ETAPAS – A intervenção já abrangeu o setor administrativo e os blocos de internação Arara e Tamanduá. Após a entrega da UTI2, as obras seguirão para a UTI1, a Emergência e os blocos Iguana e Onça-Pintada.




