Skip to content

Sefaz restabelece posto estadual na divisa com a Guiana.

FISCALIZACAO TRIBUTARIA 2

A Secretaria Estadual da Fazenda de Roraima reabriu nesta semana o Posto Fiscal Estadual em Bonfim, que fica na fronteira com a República Cooperativista da Guiana.

Essa ação visa garantir um controle adequado das mercadorias que entram ou transitam pelo estado, com foco na exportação, além de fiscalizar as importações, assegurando a regularidade fiscal das cargas e evitando perdas na arrecadação do estado.

Para o governador Antonio Denarium, a reabertura do posto em Bonfim é um passo importante para reforçar a atuação da Sefaz no monitoramento das mercadorias em trânsito.

“Com uma presença mais efetiva nos pontos de entrada e saída do Brasil, poderemos acompanhar mais de perto as operações de exportação indireta, o trânsito de exportação e as importações, promovendo maior segurança, transparência e eficiência na fiscalização tributária”, ressaltou o governador.

O secretário da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, comentou que, com o posto em funcionamento, a fiscalização estadual registrará a entrada de cargas pelo Posto Fiscal do Jundiá e monitorará sua saída pelo Posto Fiscal do Bonfim.

“Isso possibilita o cruzamento de informações e a verificação do destino final das mercadorias exportadas, garantido também a regularização das importações. Essa medida combate a evasão fiscal, simulações de operações e a entrada irregular de produtos”, explicou o secretário.

Além do aprimoramento no controle tributário, a reativação do Posto Fiscal do Bonfim reforça o compromisso do Governo de Roraima com a modernização e valorização da administração tributária.

“A atuação da Sefaz na fronteira proporciona um controle eficiente das operações, garantindo que os benefícios fiscais da exportação sejam aplicados apenas quando todos os requisitos legais forem atendidos e que as importações sejam formalmente registradas. Essa é uma ação que protege os cofres públicos e fortalece a justiça fiscal em Roraima”, afirmou o diretor do Departamento da Receita, Cosmo Chaves dos Santos.

O Governo do Estado pretende continuar investindo na estrutura dos postos fiscais e na integração com outros órgãos de controle, com o objetivo de aumentar a eficiência fiscal, garantir segurança jurídica e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável em Roraima.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top