A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promoveu nesta segunda‑feira, 17, o I Seminário “Ciências na Escola: Inovação, Tecnologia e Ciências para Todos – Secine”, iniciativa destinada a fortalecer a educação científica na rede estadual. O evento deu início a uma programação que se estende até quarta‑feira, 19, com apresentação de projetos, palestras e oficinas.
Com o apoio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), do INCT‑Conexão, da Fiocruz Rondônia, da UFRR (Universidade Federal de Roraima), da UERR (Universidade Estadual de Roraima) e do Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o seminário busca fomentar o diálogo entre inovação, tecnologia e educação, reforçando o compromisso do Estado com a inclusão, a sustentabilidade e o protagonismo estudantil.
Raimunda Rodrigues, secretária‑adjunta de Gestão da Educação Básica, ressaltou que o encontro contribui para consolidar a cultura científica nas escolas. “Este seminário é um passo fundamental para promover a inclusão e a sustentabilidade por meio da educação científica”, afirmou.
Stela Damas, diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), destacou o impacto da iniciação científica na formação dos estudantes. “Estamos elaborando uma política de iniciação científica para a educação básica, alinhada aos objetivos do observatório e ao programa ‘Ciência na Escola’. Temos várias propostas para o próximo ano, incluindo a realização de uma feira de ciências internacional com participação de outros países”, disse.
Representando o OEC (Observatório Estratégico de Ensino de Ciências), Rodrigo Couto destacou como a tecnologia tem sido aplicada para qualificar o ensino de ciências. “Tenho testado diversas ideias envolvendo inteligência artificial. Estou implantando, em uma região do Rio Grande do Sul, a proposta de observatórios de educação voltados à área de ciências — tema central — e espero, por meio desta apresentação, provocar reflexões que talvez permitam trazer a iniciativa para cá também”, afirmou.
O estudante João Pedro, 17 anos, da Escola Estadual Monteiro Lobato, participante do seminário, relatou que a experiência ampliou seu interesse pela ciência. “Participar do seminário foi incrível! Aprendi sobre as mais recentes inovações e sobre como a ciência pode transformar nosso futuro. É motivador saber que podemos fazer parte disso”, disse.
Ciência na Escola
O programa nasceu de uma chamada pública destinada a incentivar o interesse de estudantes do Ensino Fundamental e Médio por ciência e inovação. A Faperr investiu R$ 2,1 milhões para apoiar até 160 projetos em todas as regiões de Roraima. Cada iniciativa recebeu bolsa para o professor coordenador, bolsas para estudantes pesquisadores e recursos para a execução das atividades.
A iniciativa abrange escolas dos 15 municípios do estado, incluindo comunidades indígenas, aproximando educação, tecnologia e empreendedorismo e preparando os jovens para desafios acadêmicos e profissionais.



