No dia 2 de abril, a Secretaria de Educação e Desporto de Roraima (Seed) realizou mais uma edição do projeto Seed Itinerante, que visa fornecer orientações técnico-pedagógicas às escolas estaduais situadas em áreas rurais. Nesta oportunidade, o foco foi nas instituições de Ensino Multisseriadas e Bilíngues da Região Serra da Lua, abrangendo os municípios de Cantá e Bonfim.
O evento contou com discussões interativas direcionadas a gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que atuam em um total de 23 escolas estaduais indígenas. Além disso,nove dessas instituições que oferecem ensino médio receberam kits de robótica para enriquecer o aprendizado dos alunos.
O principal objetivo é fortalecer a comunicação entre a secretaria e os educadores locais para garantir suporte contínuo e alinhamento das políticas educacionais na região. A ação teve a participação ativa dos representantes dos diversos departamentos da Seed como o Departamento Pedagógico (Depe), o Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI), além da Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados e do Centro Estadual para Formação Profissional dos educadores em Roraima.
jane Alice, diretora do DEEI, enfatizou que essa iniciativa itinerante é basic para aproximar as gestões escolares das realidades enfrentadas pelos profissionais diretamente envolvidos no ensino.
“Este momento é crucial porque muitos gestores enfrentam dificuldades para se deslocar até a sede devido à distância; assim conseguimos nos aproximar deles para esclarecer dúvidas sobre programas promovidos pela Secretaria”, comentou Jane Alice.
Programação do Evento
O encontro ocorreu no Centro Regional Estadual Indígena Watuminpen kaimen’au na comunidade Malacacheta em Cantá; sua programação incluiu reuniões pedagógicas juntamente com administrativas além da apresentação de materiais úteis aos gestores como orientações pedagógicas atualizadas regimento escolar calendário letivo previsto para 2025 bem como diretrizes sobre uso consciente das tecnologias nas escolas.
Os tópicos discutidos abrangeram desde regularização das instituições junto ao Conselho Estadual de Educação até avaliações educacionais oferta da Educação Para Jovens E Adultos estratégias do Programa Pé-de-Meia além uma análise situacional sobre distribuição livros didáticos aplicação Lei Nº15 .100 /20 .25 referente ao uso celulares ambientes escolares.
Ananias Lima gestor Escola Estadual Indígena Sizenando Diniz ressaltou importância presença secretaria Educação reunindo líderes regionais Serra Lua esclarecendo dúvidas fornecendo orientações necessárias.
‘Essa ação tem sido essencial nós gestores coordenadores pois já solucionou muitas incertezas possibilitando aprimorar atuação nossas escolas’, afirmou Ananias Lima p >
Educação Multisseriada e Bilíngue
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‘As Escolas Estaduais Indígenas Multisseriadas Bilíngues são dedicadas atender necessidades educativas comunidades indígenas respeitando especificidades culturais linguísticas.’ P >
‘Com modelo ensino integrando alunos diferentes séries mesma sala aula essas instituições adotam abordagem multisseriada permitindo crianças jovens idades variadas aprenderem juntas sob orientação único professor esse formato comum comunidades onde número estudantes por série insuficiente formar turmas separadas.’ P >
‘Além disso essas escolas bilíngues significando que ensino ocorre tanto língua materna comunidade indígena quanto Língua Portuguesa proposta visa garantir estudantes desenvolvam habilidades língua oficial país sem perder conexão cultura identidade dessa forma currículo vai além tradicional incorporando saberes ancestrais história organização social povos indígenas.’ p >
‘Outro aspecto relevante muitas dessas unidades contam professores indígenas própria comunidade fortalecendo educação contextualizada valorizando conhecimento povos originários.’ p >
‘A unidade Seed Itinerante representa avanço educação indígena promovendo preservação línguas culturas originárias garantindo direito aprendizado inclusivo diferenciado.’ p >