O Ceforr (Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), vinculado à Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está com inscrições abertas para dois cursos de capacitação destinados aos profissionais da rede estadual de ensino.
As capacitações têm como finalidade fortalecer a gestão escolar, o trabalho pedagógico e o desenvolvimento de competências socioemocionais nas instituições de ensino.
Maristela Pereira, gerente de formação em gestão do Ceforr, ressaltou que os cursos foram elaborados para suprir demandas específicas da rede estadual de ensino.
“A Coordenação de Gestão Pedagógica busca contribuir para o aprimoramento da organização escolar, fortalecendo o trabalho dos profissionais atuantes nas escolas. Esse grupo desempenha um papel fundamental tanto na esfera pedagógica quanto administrativa, e é com esse propósito que estamos oferecendo essa capacitação”, declarou.
Capacitações atendem demandas da rede estadual
O primeiro curso, intitulado “Apoio escolar integrado: relações, emoções e normas em foco”, é destinado aos profissionais de apoio pedagógico. A formação será oferecida na modalidade semipresencial, com atividades presenciais no Ceforr e em ambiente virtual, iniciando-se no dia 11 de setembro.
As aulas ocorrerão às quintas-feiras, em dois turnos: das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Serão disponibilizadas 60 vagas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de setembro por meio do link https://forms.gle/qLgztMksrxqioBUQ6.
Já o ciclo de palestras denominado “Gestão Escolar Eficiente: planejar, mediar e desenvolver competências” é direcionado a gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual.
Este curso será oferecido de forma online, às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, com início no dia 16 de setembro. As inscrições também permanecem abertas até o dia 10 de setembro pelo link https://forms.gle/EDwoQao3oKnSA5ET9.
Maristela enfatizou que essas capacitações foram estruturadas para atender as necessidades específicas da rede estadual de ensino.
“Nosso propósito é disponibilizar cursos que respondam às reais demandas dos profissionais da educação. Essas iniciativas colaboram para a construção de um ambiente escolar mais eficiente, acolhedor e preparado para enfrentar os desafios diários”, concluiu.