O evento pretende alinhar o mercado local a estratégias internacionais para impulsionar o turismo na Amazônia
A importância do turismo na região amazônica ganhará um novo e merecido destaque no Amazontech 2025. Em uma iniciativa estratégica, o Sebrae, em parceria com a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), promoverá uma programação especial com o objetivo de impulsionar o setor e posicionar Roraima como um destino de relevância no mercado internacional.
O evento, que acontecerá no dia 5 de setembro, servirá para apresentar as diretrizes do Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil (Plano Brasis) e alinhar as ações locais para uma promoção mais qualificada e assertiva.
O encontro será direcionado a gestores públicos, operadores do trade turístico local e à comunidade em geral interessada em compreender as estratégias para que o estado amplie sua atuação no cenário global. A programação terá início às 14h30, no Auditório do Pronat, e contará com a presença de autoridades e especialistas do Sebrae, da Embratur, do Governo do Estado e de entidades representativas do setor.
Parceria estratégica para o turismo
A ação no Amazontech é um desdobramento de um contrato entre o Sebrae Nacional e a Embratur, que busca levar as diretrizes estratégicas de promoção turística a todas as unidades da federação. A gestora de Trade Turístico do Sebrae Roraima, Iris Lima, ressalta a importância do evento para o alinhamento de esforços.
O Plano Brasis nada mais é do que o nosso plano internacional de marketing turístico do Brasil. É um documento que foi elaborado para possuir estratégias de promoção do turismo brasileiro para o público internacional. Um dos desdobramentos desse contrato [com o Sebrae] é justamente a elaboração e apresentação do documento orientador da promoção turística de cada estado. Então, temos a apresentação do Plano Brasis como uma estratégia geral, mas também as orientações sobre o marketing turístico de Roraima em âmbito internacional. Explica.
O papel do Sebrae
A programação é uma oportunidade única para o trade turístico roraimense. O Sebrae, como promotor do desenvolvimento dos pequenos negócios, assume um papel fundamental ao traduzir as macroestratégias nacionais para a realidade dos empresários locais. A iniciativa busca fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para que a Amazônia e Roraima se tornem destinos cada vez mais competitivos, atrativos e sustentáveis no cenário global.
Iris Lima destaca que a participação dos atores locais é fundamental para o sucesso da iniciativa.
O ideal é que os atores de todo o trade, sejam empresários, operadores, gestores públicos ou entusiastas, participem para entender e já começar a alinhar suas estratégias de posicionamento de marca, para que sejam alcançados os objetivos nacionais. Conclui.
Marca Amazônia
Como um dos pontos altos da programação da tarde, o evento será palco do lançamento oficial da Marca Amazônia, uma iniciativa da Secult/Detur (Secretaria de Estado de Cultura e Departamento de Turismo de Roraima) voltada para a construção de uma nova percepção sobre a Amazônia. A proposta é ampliar o olhar sobre a região para além das temáticas de desmatamento e queimadas, destacando seu potencial turístico, cultural e natural.
O conceito visual da marca foi desenvolvido a partir de imagens de satélite, utilizando o desenho real dos rios da região para compor cada letra da palavra “Amazônia”.