O céu não é mais o limite para os jovens participantes do Crescer, que nesta terça-feira, 5, tiveram a oportunidade de embarcar numa viagem imersiva pelo universo por meio do Planetário Móvel, uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) Física da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A experiência ocorreu na sede do projeto, localizada no bairro Dr. Sílvio Botelho, com projeções animadas.

Sob a coordenação de Nelson Albuquerque, estudante do curso de Física da UFRR, o Planetário Móvel visita escolas, incluindo aquelas fora de Boa Vista. O objetivo é proporcionar conhecimento sobre astronomia para aqueles que têm dificuldade de acesso a esse tipo de ciência. Além disso, o intuito é mostrar que a física não é apenas matemática difícil, mas algo belo e fascinante.
“A parte interna do planetário tem um projetor central que exibe vídeos em 360°, simulando desde o Sistema Solar, a Via Láctea, as galáxias distantes e até teorias como o Big Bang. Tudo é feito de forma clara para cativar os participantes. É a nossa primeira vez na sede do projeto Crescer, e pudemos notar a curiosidade e admiração que esses jovens despertaram”, comentou Nelson.


Para Maria Eduarda, integrante do Crescer, a experiência foi inédita. “Nunca tinha visto algo assim; gostei das estrelas e da Via Láctea. Eu assisti sobre os planetas apenas em documentários, mas presenciar isso é diferente. As imagens passando em volta das nossas cabeças é uma sensação incrível”, contou.

Já Ernesto Rafael destacou o momento que mais lhe chamou a atenção. “É a primeira vez que entro em um planetário e foi uma experiência muito boa. Observar o espaço é bem legal. E eu nunca tinha visto uma colisão de estrelas em animação. Fico imaginando o quanto ainda temos a explorar no universo”, disse o integrante.

A psicóloga do projeto, Wanessa Dineli, reforçou a importância dessas experiências. “Muitos desses jovens estão em situação de vulnerabilidade social e econômica. Por isso, é importante proporcionar o conhecimento e a curiosidade pela ciência e tecnologia. Também foi a minha primeira vez no planetário e é algo emocionante e gratificante, tanto para mim quanto para eles, que olham para cima, surpresos, como se estivessem no espaço”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR