Após a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para combustíveis aéreos pelo governador Antonio Denarium, e ao diálogo com principais companhias aéreas que atuam no Brasil visando otimizar a malha aérea para Roraima, a Latam Airlines atendeu ao pedido do Governo. Durante uma reunião por videoconferência, na terça-feira, 17, foi anunciada a ampliação dos voos comerciais da companhia, além das frequências já disponíveis.
A mudança começará em outubro e é fruto da alta demanda por voos comerciais com conexão a São Paulo, resultado das ações do Governo de Roraima que têm atraído cada vez mais interesse em visitar o estado, tanto para turismo quanto para negócios.
A Latam Airlines opera em cinco países, sendo o Brasil um dos que demonstra maior demanda. Segundo o gerente institucional da companhia, Antônio Karp, Roraima estava nos planos estratégicos de melhoria de serviço.
“É com grande satisfação que anunciamos o aumento de frequência na rota Guarulhos–Boa Vista, com duas frequências semanais na baixa temporada e três na alta, partindo de São Paulo a partir de outubro. Essa mudança é uma estrutura permanente para atender toda a temporada até março. Estamos implementando essa nova tendência de crescimento, considerando as condições econômicas e o dinamismo do Estado, o que nos motivou a investir em Roraima”, afirmou o representante da companhia.
Conforme explicou o governador Antonio Denarium, a nova rota proporcionará o aumento da malha aérea no Estado, atendendo à demanda existente e contribuindo para o desenvolvimento local.
“O Governo do Estado, visando melhorar a qualidade de vida da população, decidiu reduzir o ICMS do combustível de aviação. Após essa ação, temos dialogado com as principais companhias aéreas no Brasil para aprimorar a malha aérea de Roraima. Durante a reunião com a diretoria da Latam, recebemos essa excelente notícia sobre os voos diretos na rota Guarulhos–Boa Vista. O mais relevante é que será um voo direto, representando o maior trecho aéreo operado por uma empresa no Brasil. Isso é um benefício importante para a população de Roraima e para os investidores, que poderão acessar Boa Vista diretamente. É uma conquista significativa para todos, reflexo do esforço do Governo em atrair mais investidores”, esclareceu o governador.
A reunião contou com diretores da empresa e a equipe técnica do Governo
A reunião contou com a participação dos diretores da Latam Airlines, incluindo o gerente de assuntos públicos, Eduardo Leal Macedo, o gerente institucional, Antônio Karp, a gerente de assuntos tributários, Bruna Dantas, e os diretores institucional e operacional da Vinci Airports, Marcus Campus e Rovaldo Veloso. Além deles, estiveram presentes os secretários de Atração e Investimentos, Aluizio Nascimento, de Fazenda, Manoel Freitas, de Comunicação, Weber Negreiros, e o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, Bruno Muniz.
O gerente Antônio Karp destacou que Roraima é um dos Estados com um ambiente favorável para negócios e merece uma presença mais robusta da Latam.
“Temos no Brasil uma estratégia singular de crescimento e fortalecimento da empresa, e com esta nova expansão prevista para 2025, podemos atender melhor o Estado de Roraima e aumentar ainda mais nossa participação”, ressaltou.