A Fazenda Ouro Verde, situada na Gleba Cauamé, em Alto Alegre, foi o cenário da Abertura Oficial da Colheita de Soja 2025, um dos eventos mais esperados do calendário do agronegócio em Roraima. A cerimônia reuniu centenas de pessoas, incluindo produtores, autoridades, técnicos, empresários e visitantes, em uma programação que celebrou os avanços da produção agrícola no estado, neste sábado, 9.
Organizado em parceria pela Aprosoja-RR (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima), Faerr (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima) e Governo de Roraima, o evento teve como ponto alto a colheita simbólica da soja, visita aos 31 estandes das empresas patrocinadoras e um almoço coletivo.
Com o tema relacionado ao início da colheita no lavrado roraimense, o evento contou com a participação de 57 patrocinadores de diferentes setores: agronegócio, insumos agrícolas, nutrição animal, venda de calcário, tecnologia com drones, maquinários, caminhões e combustíveis, demonstrando o dinamismo e a diversidade do setor produtivo do estado.
O governador Antonio Denarium ressaltou os números da produção de soja em 2025. “A produção de soja em Roraima tem avançado graças a investimentos em pesquisa, infraestrutura e regularização fundiária. Em parceria com várias instituições, o governo estadual oferece assistência técnica e suporte aos produtores, incluindo a entrega de títulos rurais. A soja é o principal produto da pauta de exportação do estado, com uma expectativa de safra de cerca de 500 mil toneladas em 2025, impulsionando ainda mais o desenvolvimento e atraindo novos investidores e produtores de todo o Brasil”, destacou.
Roraima alcançou 132.421 hectares de área plantada, vivenciando um crescimento significativo no setor de grãos. Em apenas sete anos, entre 2018 e 2025, a área plantada totalizou um salto de 56.887 hectares para 163.251 hectares, representando um aumento próximo a 200%.
O secretário Marcio Grangeiro destacou: “A soja é o principal motor do agronegócio local. Em 2018, a área cultivada era de 37.670 hectares; hoje ultrapassa 132 mil. A produtividade também cresceu: de 47,9 sacas por hectare em 2020 para uma previsão de 62,9 sacas por hectare em 2025. Esses números refletem o investimento em tecnologia, capacitação e manejo eficiente”, afirmou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
“Atualmente, temos a maior área de soja plantada na história de Roraima. Ultrapassamos os 132 mil hectares cultivados, com expectativa de superar 500 mil toneladas na produção. Isto representa um marco importante, resultado do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado em conjunto com os produtores rurais, conhecimento e investimento em tecnologias”, complementou Grangeiro.
Integração, sustentabilidade e expansão
Segundo estudo realizado pelo Governo de Roraima, por meio da Seadi, em parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além da soja, a produção de milho e arroz também tem demonstrado crescimento no estado. O cultivo de milho aumentou de 9.155 hectares (2018) para 17.770 hectares (2025); o arroz passou de 10.062 hectares para 13.310 hectares no mesmo período.
Na edição de 2025, foram visitadas 222 propriedades e entrevistados 201 produtores. O levantamento coletou dados sobre área plantada, produção, produtividade, previsão de safra e uso de tecnologias.
O estudo também identificou a existência de 31 silos em Roraima, dos quais 27 estão em funcionamento, 2 desativados e 5 em construção. Os silos estão distribuídos nos municípios de Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Rorainópolis e São João da Baliza.