Rio e Niterói fazem proposta para sediar o Pan de 2031.

rio e niterói apresentam candidatura a sede do pan de 2031 

Na última sexta-feira (8), pela primeira vez, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentaram seu projeto para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 a eleitores dos comitês olímpicos das nações do continente, que serão os responsáveis pela decisão.

O evento ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports, que reúne representantes dos 41 comitês das Américas.

O presidente do COB, Marco La Porta, apresenta a candidatura das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Para-Pan de 2031. Foto: Miriam Jeske/COB

Notícias relacionadas:

  • João Fonseca faz sua estreia com vitória de virada sobre chinês em Cincinnati.
  • TV Brasil exibirá no sábado jogos decisivos do Brasileirão Feminino.
  • Raphinha, Vini Jr, Amanda e Marta foram indicados ao Bola de Ouro.

A capital paraguaia é a única competidora da candidatura brasileira. A escolha da sede do Pan de 2031 ocorrerá em assembleia da PanAm Sports marcada para outubro, em Santiago, no Chile.

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, ressaltou que, se os jogos forem no estado do Rio de Janeiro, haverá um fortalecimento no intercâmbio entre os países americanos para o desenvolvimento esportivo, através de seminários, clínicas e campos de treinamento para atletas, treinadores e dirigentes.

“Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031.”

Os prefeitos das duas cidades fluminenses também participaram. O chefe do governo municipal do Rio, Eduardo Paes, afirmou que a cidade possui uma ampla rede hoteleira e planeja uma parceria público-privada para a construção da vila pan-americana na zona portuária, próxima ao centro.

“Junto com a hospitalidade, beleza e energia do nosso povo, existe um planejamento sólido e responsabilidade na gestão deste projeto”, disse Paes.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que os jogos trarão um legado significativo para o continente e destacou que o esporte é uma ferramenta para transformação social e integração. A vice-prefeita da cidade e medalhista olímpica de vela, Isabel Swan, comentou que a maioria das instalações que serão utilizadas nos jogos já estão prontas.

“Poderemos concentrar esforços no que realmente importa: oferecer serviços de excelência e eventos-teste de alto padrão.”

A comitiva da candidatura brasileira incluiu o diretor do comitê de candidatura do Pan Rio-Niterói 2031, Agberto Guimarães, medalhista pan-americano no atletismo; a secretária nacional de excelência esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, ex-atleta de basquete; a vice-presidente do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno, Yane Marques; e o diretor-geral do COB, Emanuel Rego, campeão olímpico de vôlei de praia.

Também estavam presentes como convidados o medalhista olímpico de vôlei e membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman; a medalhista de ouro no basquete, Hortência Marcari; e o ex-nadador Thiago Pereira, maior medalhista da história da competição, com 23 pódios.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
scroll to top