A relevância de fortalecer o Sistema de Proteção e Defesa Civil em Roraima foi o assunto principal de uma reunião entre o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), a Defesa Civil Estadual, prefeitos e representantes das coordenadorias municipais de Defesa Civil.
A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 13, no auditório do Quartel do Comando-Geral Coronel Jean Cláudio de Souza Hermógenes, no bairro Pricumã. O objetivo foi discutir a estruturação das Defesas Civis Municipais, buscando assegurar a proteção da vida e do patrimônio da população diante de situações de risco de desastres.
“Inicialmente, foi sugerido aos prefeitos conhecerem melhor o que é o Sistema de Proteção e Defesa Civil Nacional. Logo depois, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho de Matos, apresentou uma proposta para estruturar as Defesas Civis Municipais, visando garantir equipamentos e materiais que possam equipar as coordenadorias para a resposta inicial”, destacou o diretor executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Cidenei Lima.
A próxima reunião, ainda sem data definida, deverá focar na elaboração de um documento com uma proposta de captação de recursos para investir na infraestrutura das Defesas Civis Municipais.
“Foi acordado que teremos outra reunião de trabalho para definir essa proposta e, posteriormente, apresentá-la aos parlamentares, ao Governo, ao BNDES e a outros órgãos financeiros que possam apoiar essa demanda”, acrescentou Lima.
Para a prefeita de Amajari, Núbia Lima, o encontro reforça a preocupação das autoridades em enfrentar as emergências climáticas que afetam anualmente a população do Estado.
“Em Amajari, mesmo enfrentando limitações, continuamos trabalhando para oferecer respostas rápidas e eficientes nas emergências climáticas do município. Este encontro representa mais do que um alinhamento. É integração, troca de experiências e planejamento estratégico para proporcionar mais segurança e tranquilidade para todos”, afirmou.