Com o objetivo de melhorar a trafegabilidade para moradores e produtores do PA Nova Amazônia I, na região do Truaru, zona rural da capital, as máquinas da Prefeitura de Boa Vista atuaram nesta semana na recuperação das vicinais 2 e 3. Ações de raspagem, aplicação de piçarra e compactação do solo ajudam a minimizar os efeitos das mudanças climáticas e o desgaste pelo tempo.
A intervenção é essencial para manter o acesso às propriedades rurais, promovendo mais segurança e mobilidade no dia a dia, além de facilitar o escoamento da produção agrícola. O secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, destaca que, ao término dos serviços, as vias vão suportar inclusive o tráfego de veículos mais pesados que transportam insumos e outros produtos.
“As vicinais são muito prejudicadas no período chuvoso, a ponto de comprometer a passagem. Nesta área, alguns produtores utilizam caminhões bitrem para levar insumos e escoar a produção, e esses veículos, por serem muito pesados, acabam desgastando constantemente a estrada. Estamos empregando oito máquinas para limpar a via, transportar o material para recuperação, espalhar piçarra e compactar os pontos críticos, reforçando a base e depois nivelando com inclinação adequada para melhorar a drenagem, garantindo maior durabilidade e segurança”, explicou.
Ação aprovada
Ao final dos trabalhos, cerca de 20 quilômetros de vicinais serão revitalizados na região, beneficiando diretamente dezenas de famílias. Manter as estradas em boas condições assegura o transporte escolar, o acesso a serviços essenciais e o escoamento da produção agrícola. Raimunda Félix, apicultora há 21 anos na localidade, aprovou a iniciativa.
“Com a passagem de veículos grandes, os buracos aumentam nas chuvas e a estrada fica muito prejudicada. Com essa manutenção, a situação vai melhorar bastante. Eu ando de moto e, às vezes, é complicado e até perigoso porque não dá para parar. Estou muito satisfeita com o serviço que a prefeitura está realizando aqui na nossa região”, relatou.




