A Receita Federal liberou a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. Aproximadamente 1,9 milhão de contribuintes terão direito a R$ 2,92 bilhões, incluindo restituições remanescentes de anos anteriores. A maior parte do montante será destinada a contribuintes sem prioridade no reembolso, que entregaram a declaração próximo ao prazo final.
O pagamento será efetuado até a próxima sexta-feira (29), diretamente na conta informada ou na chave Pix vinculada ao CPF da declaração do IR. Quem não estiver listado pode verificar pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, enviar declaração retificadora ou aguardar os próximos lotes da malha fina. A consulta ao lote pode ser realizada pelo site da Receita Federal ou por meio do aplicativo. Basta acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar no botão “Consultar a Restituição”.
Em caso de problemas no depósito, como conta desativada, os valores ficarão disponíveis para saque por até um ano no Banco do Brasil, podendo ser transferidos para qualquer conta do contribuinte. Após esse prazo, será preciso solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Meu Imposto de Renda”, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Dentre os beneficiários, estão 1,4 milhão de contribuintes sem prioridade, 312 mil que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix, 72 mil com idade entre 60 e 79 anos, 22 mil cuja principal fonte de renda é o magistério, 13 mil com mais de 80 anos e 7 mil que têm deficiência física ou mental, ou doença grave.