A Sesau (Secretaria de Saúde) realizou, nesta sexta-feira, 30, a primeira edição do Programa Saúde Itinerante de 2026. Os atendimentos foram oferecidos em Boa Vista, na Escola Estadual Monteiro Lobato.
“Trata-se de uma iniciativa que a Secretaria promove anualmente — com ações mensais — e que aproxima especialistas da comunidade. Assim, conseguimos reduzir a fila de espera no Coronel Mota e no Centro de Referência de Saúde da Mulher”, explicou o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, Genival Ferreira.
Entre os pacientes atendidos nesta sexta-feira, a professora Bruna Ribeiro, de 28 anos, destacou a relevância da ação como estímulo ao autocuidado.
“A iniciativa nos dá essa acessibilidade para cuidarmos melhor da saúde; muitas vezes, com o passar dos dias, deixamos de nos preocupar até com a saúde dos olhos. Estamos sempre na sala de aula, no computador e no celular, e acabamos negligenciando esse autocuidado. Quando essa oportunidade nos é oferecida, o cuidado consigo melhora e isso nos dá mais clareza para cuidar da nossa saúde”, ressaltou.
Nesta primeira edição foram realizados 540 atendimentos nas especialidades de oftalmologia, cardiologia, pediatria, ginecologia e ortopedia.
“Estou gostando muito da ação, o atendimento foi bem rápido, havia muitos médicos — que venham outras edições; a ideia foi excelente”, comentou a professora aposentada, Dionemara Aguiar.
Ao levar médicos especialistas até onde as pessoas estão, a Sesau facilita o acesso aos serviços de saúde e incentiva o cuidado preventivo.
“Fico muito feliz com o retorno da ação Itinerante, que aproxima especialistas da comunidade e, consequentemente, reduz a fila de espera. Realizamos, em média, 540 atendimentos — 540 pessoas buscando fazer o check-up e viver melhor a cada dia”, pontuou Genival.
Em 2025, o programa realizou mais de 19 mil atendimentos
De janeiro a dezembro de 2025, a Saúde Itinerante contabilizou 19.110 atendimentos especializados durante as ações realizadas nos 15 municípios de Roraima.
O Programa ofereceu consultas e procedimentos em várias especialidades, com 3.780 atendimentos em ginecologia e ultrassonografia, 7.290 em oftalmologia, 1.680 em ortopedia, 2.370 em cardiologia, 2.760 em pediatria, 1.140 em urologia e 90 em clínica geral.
Com as ações da Saúde Itinerante já é possível observar resultados concretos, como a eliminação da fila de espera para especialidades como ginecologia e oftalmologia nos municípios atendidos pelo programa.




