Programa de alfabetização do Governo de Roraima progride com reuniões de capacitação em todos os municípios

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O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desportos), deu início neste mês de setembro a uma nova série de Encontros Formativos do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), dentro do programa estadual “Roraima Alfabetizando Hoje”. Esses encontros têm como meta fortalecer as práticas pedagógicas direcionadas à alfabetização de crianças matriculadas nas redes estadual, municipal e indígena de ensino.

A iniciativa, organizada pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), conta com o suporte da Undime-RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Roraima) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação).

Importância do Compromisso Nacional

O CNCA é uma estratégia do MEC (Ministério da Educação) que visa assegurar a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de apoiar a recuperação da aprendizagem dos alunos do 3º ao 5º ano.

De acordo com a coordenadora estadual do CNCA, Stela Damas, o programa é essencial para diminuir as desigualdades educacionais.

“Com a avaliação formativa, podemos vislumbrar um cenário mais promissor quanto à alfabetização. Isso porque é possível acompanhar de perto o desenvolvimento de cada estudante e identificar áreas de defasagem, especialmente em leitura, escrita e matemática. Com esses dados, conseguimos atuar de forma interventiva e direcionada, focando nas habilidades que as crianças precisam aprimorar”, ressaltou.

Ela também ressaltou o papel do estado na condução dessas ações. “O regime de colaboração é fundamental para aplicarmos o conceito de alfabetização em todo o estado de Roraima. Atualmente, trabalhamos com cerca de seis mil educadores do 1º ao 5º ano, em escolas estaduais, municipais e indígenas de todos os municípios, garantindo efetividade no processo de alfabetização”, acrescentou.

As formações são direcionadas a professores e equipes gestoras das escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e ocorrem de forma presencial, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Além dos municípios que já recebem as atividades em setembro, também está sendo planejado um encontro específico para professores de Boa Vista, com data a ser informada.

A iniciativa visa garantir que todos os profissionais das redes estadual e municipal tenham acesso à formação continuada e ao alinhamento pedagógico do programa.

Formações CNCA em 2025

As formações, tanto remotas quanto presenciais, acontecem até novembro. Até agosto, foram realizados em média 80 encontros formativos em todos os municípios de Roraima, organizados em quatro etapas com uma carga horária total de 80h.

A formação remota, que tem carga horária de 40h, é promovida por meio de 10 Rodas de Conversa ao longo do ano, transmitidas ao vivo pelo canal do Ceforr no YouTube. Ela é destinada aos profissionais que participam da formação presencial.

Cronograma dos encontros formativos em setembro

ETAPA II

04 e 05 – Alto Alegre (Comunidade Indígena Pium) – Escola Estadual Indígena Antônio Dias de Souza Cruz.

ETAPA III

11 e 12 – Uiramutã (Comunidade Indígena Uiramutã) – Escola Estadual Indígena Júlio Pereira

25 e 26 – Caroebe – Escola Municipal Santa Brunhara Barbosa

25 e 26 – Rorainópolis – Escola Municipal Joselma Lima de Souza

25 e 26 – São Luiz do Anauá – Escola Municipal Senador Hélio Campos.

ETAPA IV

11 e 12 – Amajari – Escola Municipal Iêda da Silva Amorim

11 e 12 – Pacaraima – Escola Municipal Casimiro de Abreu

18 e 19 – Caracaraí – Escola Municipal Idnea Barbosa Ferreira

18 e 19 – Normandia – Escola Municipal Castro Alves

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